segunda-feira, 23 de novembro de 2015

UNIDOS PARA VENCER

Texto base: “Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir.” (Mc 3:24-25)

             O diabo tem levado o mundo a ser cada vez mais individualista, pois ele sabe que as pessoas são mais fracas se estiverem sozinhas. Se ele as separar elas terão menos força para lutar e menos capacidade para vencer. 

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.” (Ec 4:9-12)

             Estamos numa guerra espiritual contra o diabo e uma das principais artimanhas que ele tem usado para atingir a igreja é fazendo com que ela se divida. Por isso vemos tanta divisão, contenda, partidarismo, intrigas, discórdias e dissensões no meio das igrejas atualmente.
          A unidade é tão importante que Jesus fala dela várias vezes na sua oração registrada em João 17 e ainda a compara com a união dele com o Pai.

“Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. (Jo 17:11,20-23).

Ilustração: Para não se afogar nas áreas inundáveis da Amazônia, formigas-de-fogo (ou lava-pés) juntam forças e formam um bote improvisado com seus próprios corpos. "Os insetos do gênero Solenopsis sobrevivem semanas sobre a água", diz o biólogo Ricardo Solar, da Universidade Federal de Viçosa (MG). O bote permite a sobrevivência de grupos de até 7 mil formigas (incluindo a rainha e as larvas). Funciona porque elas têm um superpoder que repele a água e é tão eficiente que mesmo se você empurrar o bote para baixo ele volta à tona.

*Que características evidenciam essa unidade no meio da igreja?

1) Não fazer acepção de pessoas, pois todos somos membros do mesmo corpo, onde Jesus é o cabeça.

“Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato? Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve. Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo? O certo é que há muitos membros, mas um só corpo. Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós. Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários (1 Co 12:12-22). 

          A sociedade gosta de discriminar as pessoas por idade, sexo, classe social, cor, raça, etc; mas na Igreja não deve ser assim, pois todos nós somos ovelhas de um só pastor. Na igreja todos são igualmente importantes, embora haja funções diferentes no corpo. Assim como é na trindade, devemos cooperar para o mesmo propósito e ter a mesma vontade.

2) A existência de relacionamentos de amizade verdadeira, assim como foi entre Jesus e os primeiros discípulos. 

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.” (Jo 15:15)

             Não é possível haver unidade se não houver amizade, uma ligação íntima baseada no amor. Nossa unidade deve se inspirar no relacionamento entre Deus e Jesus, que é uma amizade profunda e linda.
        Nos dias de hoje as pessoas que estão nas igrejas também estão muito individualistas, vivem no seu próprio mundo, lutam sozinhas e não se abrem para se relacionar com os outros. As tecnologias, tais como: internet, televisão, celular, etc; têm contribuído para isso, incentivando o isolamento. Muitas vezes as nossas igrejas são parecidas com um ônibus, onde ninguém se conhece, apenas estão indo na mesma direção e estão no mesmo lugar; quando na verdade deveríamos ser como uma família, onde as pessoas vivem relacionamentos íntimos. Para se resgatar a amizade é necessário a igreja investir tempo em relacionamentos.
           Às vezes as pessoas estão tão indiferentes que nem sequer cumprimentam as outras ou quando fazem, o fazem de cara feia.
            E o pior é que, às vezes, além de não haver amizade, o que há são agressões, calúnias, fofocas, etc. Que vão gerando um monte de divisões, que se não forem resolvidas destruirão a igreja.

3) Pessoas que se identificam uns com os outros nas suas alegrias e tristezas 

“Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.” (Rm12:15).

“De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam”. (1 Co 12:26)

“Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.” (Gl 6:2)

           O Pai e Jesus sempre compartilharam as alegrias e as tristezas. Temos que saber compartilhar não apenas bens materiais, mas a nossa própria vida com os outros. Ex: Igreja no livro de Atos

Conclusão: Se vivermos em unidade como corpo de Cristo tanto seremos poderosamente abençoados como o nosso testemunho será mais poderoso, pois o próprio Jesus disse em João 17 que a unidade era "para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste". (Jo 17:23)

22/11/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário