sábado, 16 de março de 2013

FILHOS DE LARES DESESTRUTURADOS

            Um lar desestruturado pode prejudicar muito os filhos. Às vezes o filho se torna uma boa pessoa apesar dos erros dos pais e muitas vezes ele se torna uma má pessoa mesmo os pais educando-os bem, mas normalmente os filhos são o resultado da educação que os pais deram a eles (Dt 6:6-7; Pv 22:6).
             Os pais têm a responsabilidade de ensinar os filhos que Deus lhes deu e a falha nessa educação atrai o juízo de Deus sobre os pais e consequentemente sobre os filhos se eles agirem de maneira contrária aos valores de Deus (1 Sm 3:12-14; 1 Sm 2:22).
               Algumas atitudes dos pais podem colaborar muito para que o filho se torne um delinquente, tais como: Dar ao seu filho tudo o que ele quer, pois isso o faz pensar, mesmo que inconscientemente, que o mundo tem que dar tudo o que ele desejar também; achar graça quando ele diz palavrões; não orientá-lo sobre as coisas de Deus; apanhar tudo o que ele deixar jogado: livros, sapatos, etc, isso fará com que ele jogue sobre os outros as suas responsabilidades; discutir com frequência na presença deles, pois isso faz com que eles desvalorizem a família; dar a eles todo o dinheiro que eles quiserem, sem deixar que eles ganhem o próprio, pois isso faz com que eles não valorizem o que tem; satisfazer todos os seus desejos por comida, bebida, etc, pois isso os destimula a conquistar as coisas por si sós; tomar partido deles contra vizinhos, professores, etc, todas as vezes sem questionar nada; passar a mão na cabeça quando ele errar sério, pois isso o estimula a errar mais ainda. São coisas como essas que destroem a vida de uma criança.
                Não esqueça de disciplinar sempre o seu filho (Pv 13:24). Aprenda a elogiá-lo quando necessário. Não superproteja-o, pois ele ficará mimado e inseguro. Seja seu melhor amigo, conte-lhe a sua história de vida. Não seja rigoroso ao extremo, pois seu filho poderá ficar retraído. Valorize as coisas que ele faz, participe com ele das coisas que ele gosta, se não for algo pecaminoso. Prepare seu filho para a vida, para as lutas, dificuldades, frustrações, injustiças, etc.
                  Eis alguns cuidados que devemos ter com filhos adolescentes: Se ele for agressivo, trate-o com amor. Não fique trocando ofensas. Não seja um ditador no trato com ele, orinte-o brandamente, pois impor as coisas nunca é bom. Dê-lhe liberdade de fazer escolhas. Tenha paciência, pois ele ainda está em processo de amadurecimento. Procure conquistar seu respeito e admiração, não queira que ele te obedeça por medo.
                  Criar um filho é muito difícil, por isso peça muita sabedoria e orientação a Deus para que você o crie da maneira que Deus deseja, para que o seu filho seja uma bênção.

16/03/13

OBS: Mensagem pregada na escola bíblica na IESF do J3 no dia 08/02/10  

Nenhum comentário:

Postar um comentário