No evangelho de Marcos 14:37-42 temos a história de Jesus num momento difícil no Getsêmani. Os discípulos, que estavam com Ele, estavam sendo tentados por todos os lados. Havia a tentação externa, vinda do diabo, e a interna, vinda da natureza caída deles. Eles precisavam estar preparados. Será que conosco hoje é diferente? É claro que não.
Que lições podemos tirar desse evento?
1) Jesus nos ensina que a carne é fraca.
Ele estava alertando os discípulos de que não podiam brincar com a sua natureza pecaminosa. A tentação da carne existe e não pode ser ignorada.
Naquele momento eles seriam tentados a fugir e abandonar Jesus com medo de morrer, ser preso ou torturado por serem discípulos dEle.
2) É necessário vigiar.
É preciso estar atento ao que está acontecendo conosco e buscar em Deus discernimento para identificarmos as armadilhas, tanto da carne como do diabo.
Quando não vigiamos vamos sendo envolvidos por eles sem nos apercebermos. Precisamos ser como os bons vigilantes, atalaias ou guardas, que ficam o tempo todo atentos porque sabem que o perigo pode surgir a qualquer momento e eles tem que estar preparados para enfretá-lo e assim proteger a sua vida e a dos outros.
Os discípulos achavam que eram corajosos, mas não eram. Às vezes pensamos que podemos resistir e brincamos com a nossa natureza. Um exemplo disso é o que acontece com um alcólatra que conseguiu ficar um bom tempo sem beber, mas acha que agora não cai mais e aí começa a se aproximar de pessoas que ficam lhe oferecendo bebida ou começa a frequentar ambientes onde vai ser tentado e acaba sendo vencido pelo álcool de novo.
3) É necessário orar.
Sem consagração a Deus não tem como vencer as tentações. Não podemos, como os discípulos, ficar dormindo.
A oração nos leva para mais perto de Deus e consequentemente temos força para vencer.
Para concluir te aconselho a se agarrar com Deus, viver na presença dEle todos os dias e você vai ver como o pecado vai perder força, você vai se tornar cada vez mais espiritual e andará firme na Rocha, na presença gloriosa de Deus.
10/03/13
OBS: Mensagem pregada na escola dominical na IB do J2 (atual ICG) no dia 19/02/06
Nenhum comentário:
Postar um comentário