Ver 1 Jo 2:13-17; 1 Co 6:12-13 e Sl 101:3
A televisão foi uma das maiores invenções do século passado e sem dúvida tem sido um instrumento de entretenimento, de informação e também de formação de opinião. Ela tanto mostra a realidade do mundo como influencia a mesma.
O diabo, assim como fez com muitas outras coisas, deturpou os objetivos da TV com o intuito de afastar as pessoas de Deus, causando muitos prejuízos a elas, tais como:
1) Desatenção: As pessoas ficam tão ligadas em seus programas que esquecem de investir tempo uns com os outros, relacionando-se, tendo momentos para o lazer, conversar, etc. A falta de atenção faz diminuir o amor e a amizade.
2) O enfraquecimento do alicerce: O tempo gasto com a TV implica em menos tempo para Deus e consequentemente o alicerce das pessoas se desfaz, abrindo espaço para as investidas do diabo (Ef 5:14-16). Por causa da TV falta, às vezes, tempo para orar, ler a Bíblia, servir, etc. Deus deixa de ser o centro.
3) Falta de diálogo: O diálogo serve para fortalecer os vínculos, gerar amizade na família, conhecimento mútuo. Os filhos precisam ser orientados pelos pais, serem os melhores amigos uns dos outros. Se os filhos não aprenderem em casa e crescerem isolados procurarão em outros lugares o que não encontraram no lar.
4) Disputas e conflitos: Em muitos lares a Televisão se torna objeto de discórdia e muita briga, causando até desavenças sérias, pois todo mundo, às vezes, que ter o domínio sobre o que será assistido.
A televisão também causa alguns efeitos negativos no âmbito pessoal, tais como:
1) Imobilidade: A fixação excessiva na TV leva a pessoa a deixar de fazer muitas coisas importantes, como por exemplo: ler, servir, estudar.
2) Bloqueio mental: Tudo o que vemos é registrado automaticamente na memória. Se tiver muito lixo nela, a capacidade de agir corretamente diminui, pois na hora de tomar decisão nosso cérebro recorre aos registros da memória para saber como agir em cada situação (Fl 4:8).
3) Consumismo: A TV tenta nos influenciar a querer o que não precisamos, são muitas e muitas propagandas, principalmente em dias "festivos", com o intuito de nos fazer consumir mais e mais, mesmo sem termos necessidade de tanta coisa para viver.
4) Comunhão com as trevas (2 Co 6:14): Apreciar determinadas programações significa se alimentar de lixo do diabo. Precisamos ser bem seletivos quanto ao que assistimos.
5) Impedimento de renovação da mente (Rm 12:1-2): Assista coisas que produzam algum bem, para que você seja edificado e tenha a sua mente renovada segundo os valores de Deus.
Outro malefício grande que a TV provoca é a destruição da vida das crianças, por meio de ensinamentos contrários a Deus e que as levam a se inclinar para o pecado.
A criança aprende por identificação e imitação. Principalmente na idade de 2 a 7 anos, quando sua personalidade está sendo formada, as programações da TV podem levar uma criança a ter valores distorcidos e virar um adulto cheio de problemas.
Crianças tem sido mal-influenciadas por desenhos infantis, programas adultos, etc. Jovens tem se espelhado em modelos mundanos propagados pela TV, tais como: jovens rebeldes, drogados, mulherengos, mulheres com padrão de beleza inatingível para muitas garotas, mulheres sensuais, vulgares, que usam o corpo para ganhar dinheiro, expondo-o como se fosse um objeto.
Concluo dizendo que não é pecado assistir TV, mas por tudo o que foi dito e muito mais, precisamos ter muito cuidado quanto ao que estamos assistindo e/ou deixando nossos filhos assistirem, pois muitas vezes a TV é como um inimigo disfarçado que sorrateiramente destrói a sua vida sem vocẽ perceber. Use o discernimento que Deus te deu.
10/03/13
OBS: Mensagem pregada na escola bíblica da IESF do J3 no dia 11/01/11
Nenhum comentário:
Postar um comentário