As "igrejas cristãs" quase sempre acham que NÃO HÁ SALVAÇÃO FORA DA IGREJA. Tanto a igreja católica como a evangélica concordam nesse ponto, embora a católica seja mais enfática. A igreja católica declara abertamente que ela é a única igreja verdadeira e que qualquer pessoa que não pertença a ela não irá para o Céu. A igreja evangélica também crê assim, embora afirme isso mais com as suas atitudes do que com a sua prática. Quando uma pessoa deixa de frequentar a igreja evangélica, é logo taxada de "desviada", ou seja, está afastada de Deus. A igreja cristã comete o erro gravíssimo de achar que ela é mediadora entre nós e Deus, que blasfêmia.
Devemos entender de uma vez por todas que essa função é exclusivamente de Jesus Cristo, portanto a verdade é que a salvação está condicionada a crer em Cristo como o seu Senhor. Aí você pode estar se perguntando: "Mas a gente não precisa se congregar?" É claro que sim. Todo discípulo verdadeiro de Jesus sente vontade de andar com outros discípulo. A grande questão é exatamente essa: Só podemos nos congregar se formos membros de uma igreja católica ou evangélica? É claro que não. Jesus disse que onde houvesse dois ou três reunidos em Seu nome, ali Ele estaria no meio deles. Logo, se você frequenta um grupo no trabalho, em casa, numa associação, seja lá onde for, e lá vocês adoram a Deus, ajudam uns aos outros e ouvem uma mensagem pura do evangelho, ali vocês são IGREJA, no sentido real do termo, que é comunidade de discípulos de Cristo. Muitas vezes o Reino de Deus é vivenciado de maneira muito mais saudável dessa maneira informal do que no meio de "igrejas" institucionalizadas, que muitas vezes estão cheias de doenças e costumes humanos, embora, é claro, ainda existam algumas igrejas saudáveis por aí.
02/03/13
Concordo!
ResponderExcluirA igreja evangelica dos nossos dias deveria curar nossas feridas e cuidar, como a hospedaria da parabola do samaritano, mas algumas vezes ela é a quem nos fere e machuca.