sexta-feira, 7 de junho de 2013

COMENTÁRIO SOBRE O LIVRO DE MIQUÉIAS

         O nome Miquéias significa: "Quem é como Javé?". Ele era da cidade de Moresete, localizada perto de Gate, nos sopés das colinas de Judá.
         Miquéias pregou durante os reinados de Jotão (750-735 a.C), Acaz (735-715 a.C) e Ezequias (715-686 a.C). Foi o período de expansão e domínio assírio no antigo Oriente próximo.
          Nessa época, Acaz se aliou com a Assíria e instituiu culto idólatra em Jerusalém. Ezequias, porém, se revoltou contra a Assíria e Jerusalém quase foi invadida, foi poupada milagrosamente. Nessa época havia um contraste muito grande entre ricos e pobres, muita opressão e injustiça por parte dos ricos, que eram apoiados por líderes políticos e religiosos corruptos. Esse cenário contribuiu para a degradação moral e atraiu o julgamento de Deus.
         Miquéias divide suas dezenove profecias em três ciclos: 1:2-2:13; 3-5 e 6-7; cada um dos quais se inicia com profecias de julgamento e finaliza com uma ou mais profecias de salvação.
         O capítulo 1 anuncia o julgamento que viria sobre Israel e Judá, principalmente por causa da idolatria (Mq 1:7). É importante lembrarmos que qualquer coisa ou pessoa que, porventura, venha a tomar o lugar de Deus no nosso coração se tornará um ídolo para nós.
         A opressão movida por ganância também atraiu o juízo de Deus (Mq 2:1-2; 8-9). Essa situação se parece muito com o que acontece no Brasil hoje em dia. Deus puniu os opressores e fez justiça (Mq 2:4). Não pensem os opressores do Brasil que escaparão do juízo de Deus que está por vir.
           O capítulo 3 anuncia o juízo contra os líderes, os sacerdotes e os falsos profetas (Mq 3:1-3; 5-6; 9-12). Tudo isso também acontece nos dias de hoje, até mesmo dentro das igrejas, mas o juízo de Deus está a caminho para esses que deveriam ser exemplos para os outros, mas ao invés disso, sugam o sangue do povo, exploram sua fé e roubam seu dinheiro.
          O capítulo 4 contém uma promessa de restauração de Israel, estabelecendo-a como o centro do culto a Deus para o mundo todo. Isso se cumpre totalmente através da Igreja, que é luz para o mundo, a quem o mundo olha buscando ver algo de Deus, buscando orientação, etc.
          Miquéias profetizou a vinda de Jesus (Mq 5:2). 
          Deus chamou a atenção de Israel para o significado do verdadeiro culto, que não consiste simplesmente em rituais religiosos, mas sim em mudança de coração e de atitudes (Mq 6:6-8).
          A degradação moral de Israel era grande (Mq 6:10-12). Isso atraiu também o juízo de Deus (Mq 6:13). Isso nos faz lembrar do "jeitinho brasileiro", o hábito maligno de sempre querer levar vantagem em tudo, mesmo que seja corrompendo, mentindo, enganando, etc.
           A maldade havia se multiplicado muito em Israel (Mq 7:1-7).
           O livro termina com uma maravilhosa promessa de perdão e restauração para aqueles que se arrependerem (Mq 7:18-20).

07/06/2013

OBS: Mensagem pregada na Escola Bíblica da IESF do J3 no dia 04/06/2013.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário