sexta-feira, 25 de outubro de 2013

EXISTEM PESSOAS PREDESTINADAS A IR PARA O CÉU OU PARA O INFERNO?

             A Bíblia fala sobre predestinação por isso podemos ter certeza de que ela existe, mas como é essa predestinação, é condicional ou incondicional? Será que temos alguma liberdade nessa história?
               Existe uma corrente teológica, conhecida por calvinismo que diz que Deus predestinou quem aceitaria a Cristo, ou seja, que Deus já escolheu desde o início dos tempos quem seria salvo, independente de qualquer escolha ou obra por parte da pessoa salva, é uma predestinação incondicional. Da mesma maneira eles creem que aqueles que Deus não escolheu estão destinados a ir para o inferno, não por escolha própria, mas por não fazerem parte do grupo escolhido por Deus.
                Eu não compartilho desse pensamento, creio na predestinação condicional. Diante de tudo que já li na bíblia não posso ver Deus assim, um ser que escolhe uns para o céu e outros para o inferno sem lhes dar a chance de querer o contrário. A Bíblia diz em 1 Pe 1:2 que Deus predestinou baseado na sua presciência, ou seja, ele predestinou para a salvação aqueles que ele PREVIU que aceitariam a Cristo como o seu Senhor. Deus não tirou a liberdade das pessoas, ele apenas viu antecipadamente quem creria e escolheu essas pessoas para serem o seu povo.
                A Bíblia diz que Deus é amor e que amou o mundo todo (Jo 3:16), logo como um Deus que ama lançaria pessoas no inferno sem nunca lhes dar a chance de aceitarem a salvação conquistada por Cristo na cruz. Até mesmo nós, que somos, maus, não achamos isso justo. Em outros artigos entrarei em mais detalhes a respeito da questão do livre-arbítrio.
                  Vemos, entretanto, que realmente somos escolhidos desde antes da fundação do mundo, como é dito no capítulo 1 de Efésios. Antes de nascermos Deus já sabe o nosso destino, mas isso não é o mesmo que dizer que ele traçou esse destino. Deus sabe o final da história que nós escolhemos viver. É por isso que Jesus falou que tinha muitas ovelhas que não eram do aprisco de Israel e que convinha buscá-las, ele se referia aos gentios que eram escolhidos de Deus, mas que ainda não tinha manifestado suas escolhas por Deus.
                 Pelo fato de os salvos serem escolhidos antes da fundação do mundo podemos ter certeza de que o livro da vida já está escrito há muito tempo. Deus não precisa esperar a pessoa se converter para escrever o nome dela no livro da vida. Da mesma maneira existem pessoas que estão no mundo, vivendo no pecado, mas tem os seus nomes no livro da vida, pois Deus sabe que um dia se voltarão para ele. Também existem pessoas que estão dentro das igrejas e até aceitaram a Cristo, nasceram de novo, tem o Espírito, mas não tem os seus nomes no livro da vida, não são parte dos escolhidos, pois Deus sabe que não perseverarão até o fim.
                Nos próximos artigos sobre o calvinismo falarei mais sobre se Jesus morreu por todos ou não, se temos livre-arbítrio, se podemos perder a salvação, etc.
 
25/10/2013


6 comentários:

  1. Muito bom seu texto só faltou mais bases bíblicas, fica na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua explicação foi fraca, verdadeiro pensamento de um dispensacionalista que nunca leu Romanos 9, onde diz que Deus rejeitou Esaú e amou Jacó antes mesmo deles terem nascido.

      Excluir
    2. Eu acredito que antes de termos nascidos ,Deus já sabe o nosso destino .

      Excluir
  2. Me mostre um embasamento 100% bíblico...

    ResponderExcluir
  3. Com certeza Deus ja presdestinou uns pro fogo e outros pro ceu mais existe a possibilidade de o ,zanbuzeiro ser enxertado na oliveira

    ResponderExcluir