quarta-feira, 9 de outubro de 2013

COMO CHEGAR AO FIM DA CAMINHADA QUE LEVA PARA O CÉU

                 Jesus nunca prometeu “vida fácil” para aqueles que querem segui-lo (Jo 16:33; At 14:21-22). Os que o seguem são grandemente abençoados, mas isso não quer dizer que eles não sofrem, pois a porta da salvação é estreita. Temos à nossa frente uma carreira para completar (Hb 12:1-3), estamos caminhando para o Céu, nós os que cremos em Cristo, mas que atitude devemos ter para completar essa carreira, chegar ao fim da caminhada e entrar no Céu de glória?
           Primeiramente devemos nos desembaraçar de todo o peso, ou seja de todo fardo, daquilo que nos sobrecarrega (Hb 12:1). Veja alguns exemplos de fardos que as pessoas costumam carregar na sua caminhada com Cristo: medo, que é um sinal de incredulidade e nos leva a recuar (Hb 10:38-39); angústia, que é um sinal de que estamos sendo vencidos pelos problemas da vida e desânimo, que é um sinal de que estamos esfriando. Precisamos lançar sobre Jesus os nossos fardos (Mt 11:28-30).
           Em segundo lugar, devemos nos desembaraçar do pecado (Hb 12:1). Estamos em constante luta contra a nossa carne (natureza pecaminosa) (Gl 5:16-17), digo isso para os que já se converteram, pois quem ainda está em trevas vive sob a escravidão da carne, está vencido, embora não saiba disso. Para vencermos a luta Jesus ordenou que orássemos e vigiássemos (Mt 26:41). Precisamos andar no Espírito.
           Em terceiro lugar, devemos ser perseverantes (Hb 12:1). Só os perseverantes serão salvos. Perseverar significa continuar firme e constante na caminhada com Cristo. Isso é fundamental; mas, infelizmente, muitos começam na fé, porém desistem no meio do caminho, abandonam Jesus diante dos obstáculos e/ou da oposição.
            Na caminhada precisamos olhar para Jesus (Hb 12:2-3). Quando olhamos para ele encontramos a força necessária para vencer, pois ele nos socorre, nos livra e nos protege. Jesus é o nosso sustentador, aquele que nos guarda debaixo da sua proteção. Se olharmos para ele aprenderemos como caminhar e seremos mais parecidos com ele, seremos mais cheios de fé e de amor, enfim, mais maduros. Somente olhando para ele poderemos vencer todas as dificuldades que aparecerão na caminhada. E também o exemplo de Jesus nos inspira a continuar.
            Por último, e não menos importante, devemos olhar além do sofrimento para ver a alegria da vitória que se aproxima (Hb 12:2), pois sabemos que primeiro vem a cruz; mas depois, com certeza, vem a glorificação!!!

09/10/13

OBS: Mensagem pregada na IB do R (atual ICG) num culto dominical no dia 14/11/2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário