sábado, 26 de outubro de 2013

O ARREBATAMENTO SERÁ ANTES OU DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO?

                   Sabemos com certeza que a igreja será arrebatada para se encontrar com o Senhor nos ares no dia de sua vinda, mas há muito tempo se discute sobre o momento em que acontecerá esse arrebatamento. Existem três correntes teológicas sobre esse assunto: Pré-tribulacionismo, meso-tribulacionismo e pós-tribulacionismo, ou seja uns acham que será antes da grande tribulação descrita no livro de apocalipse, outros acham que será no meio e outros acham que será depois.
             Neste artigo defenderei a posição do pós-tribulacionismo e mostrarei brevemente o porque de eu acreditar que ela está mais de acordo com os ensinamentos bíblicos.
             Atualmente a corrente do pré-tribulacionismo é a mais defendida nas igrejas, praticamente só as igrejas tradicionais discordam dela. Quero primeiramente mostrar porque eu creio que essa visão não está de acordo com a revelação bíblica. Essa corrente de pensamento só surgiu no século 19, até então a igreja era praticamente toda a favor do pós-tribulacionismo. Não há um texto sequer na bíblia que mostre claramente que a vinda de Cristo se dará em 02 fases. A declaração à igreja da Filadélfia que diz que o Senhor livraria aquela igreja da tribulação que estava para vir ao mundo foi específica para aquela igreja e muito provavelmente Jesus não estava se referindo à grande tribulação. A passagem de 1 Ts 4:16-17 não fala de uma vinda secreta, de um arrebatamento que só a igreja ficará sabendo, pelo contrário, vemos ali que há “alarido, voz de arcanjo e trombeta”, não parece algo discreto e silencioso. O arrebatamento não pode ser antes da grande tribulação, pois em 1 Co 15:52 é dito que ele acontecerá quando soar a última trombeta e vemos em Mt 24:31 que ela soará depois da grande tribulação e só então acontecerá o arrebatamento. E também vemos que o texto de Mateus 24, que fala sobre o tempo do fim, se refere à igreja e não ao povo judeu, pois ali Jesus está falando aos discípulos para que eles se preparassem para a grande tribulação.
             Vejamos agora algumas evidências bíblicas que apontam para o fato de que o arrebatamento da igreja será depois da grande tribulação. Em 2 Ts 2:1-10 vemos claramente que Jesus só voltará e então nos reuniremos com ele, depois que o anti-Cristo se manifestar. Os cristãos sempre foram alertados a suportar o sofrimento, por isso não é incoerente o fato deles estarem aqui durante a grande tribulação, mesmo não sofrendo os castigos da maneira como sofrerão os incrédulos, obviamente. A Bíblia mostra claramente que só há um julgamento, chamado de o “dia do Senhor”, de “o dia” (Rm 2:16)., portanto não há ressurreição para julgamento antes da tribulação. A volta de Jesus será inesperada para quem não vigia (1 Ts 5:4) e ela está relacionada ao dia do Senhor, que será no final da grande tribulação (Mt 24:29). Ela será a qualquer momento depois dos sinais terem se cumprido. Compare Lc 17:28-37 com Ap 19:11-21 e veja a relação que há entre o arrebatamento e a derrota do anti-Cristo. A primeira ressurreição acontecerá depois da vinda de Jesus em glória (Ap 20:4-6). Vemos que as bodas do cordeiro ocorrerão no final da grande tribulação (Ap 19:7). Jesus disse que quem perseverar até o fim será salvo. O “fim” é a sua vinda em glória depois da grande tribulação (Mt 24:6). Por fim, precisamos entender que toda a revelação escatológica da Bíblia á para a igreja, o que não faria sentido se a igreja não fosse ficar aqui até o fim da grande tribulação. Leia os textos e reflita sem preconceitos.

24/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário