sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O “RETETÉ” É AGRADÁVEL A DEUS?


Texto base: “Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.” (Jo 16:14)

       O Espírito Santo veio para glorificar a Jesus, pois tudo o que ele ensina foi dado por Jesus e seu objetivo é fazer com que o mundo creia no Senhor. Sabendo disso podemos ter a certeza de que qualquer coisa que aconteça num culto, que não traga glória ao nome de Jesus, não vem do Espírito Santo. 
      Atualmente diversas igrejas tem adotado uma prática nos cultos chamada de “reteté”, onde vemos pessoas rindo sem parar, girando incansavelmente, marchando, pulando de um pé só, imitando animais, caindo no chão, etc. Tudo isso tem sido atribuído ao Espírito Santo. Vejamos a luz da Bíblia como deve ser o culto a Deus.

1) Devemos ser pessoas maduras.

“Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento”. (1 Co 14:20) 

       Vemos pelo contexto desse capítulo que a igreja de Corinto estava sendo imatura durante o culto e por isso muitos problemas surgiram por causa do uso errado dos dons, principalmente o de falar em línguas.
   O que acontece no culto não pode trazer escândalo, principalmente para os incrédulos. 

“Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?” (1 Co 14:23).

       Agora reflita: Se um incrédulo chegar numa igreja e ver as pessoas no “reteté” que reação ele terá? Você acha que acontecerá com ele o que Paulo diz que deveria acontecer a um incrédulo, quando este entra numa reunião cristã?

“E, portanto, os segredos do seu coração ficam manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós”. (1 Co 14:25)

2) Tudo no culto deve servir de edificação para as pessoas. 

“Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação”. (1 Co 14:26)

       Tudo que o Espírito leva as pessoas a fazerem tem por objetivo a edificação da igreja. Se algo não tem propósito, não edifica, não traz crescimento, não vem do Espírito, mas do homem, ou pior, pode estar vindo até do diabo.

“Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.”
(1 Co 12:7)

      Pare novamente e reflita: As manifestações do “reteté” te edificam, te revelam algo sobre Deus, faz você crescer, aprender algo, etc.?

3) O Espírito não faz as pessoas perderem a consciência e/ou o domínio sobre si mesmo. 

“E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.” (1 Co 14:32)

        Dizer que o Espírito se apossa de uma pessoa e a leva a fazer coisas contra a sua própria vontade e/ou faz a pessoa perder a consciência e agir descontroladamente é uma afirmação antibíblica.
    O que acontece é que quando alguém é visitado pelo Espírito algo maravilhoso acontece no seu interior, mas a reação da pessoa ao mover do Espírito é por conta dela. 
      O Espírito não leva ninguém a rugir, uivar, correr loucamente, girar sem parar, dar golpes no ar, cair, rir sem parar, etc, pois como vimos isso não traz glória para Cristo, não produz edificação e ainda escandaliza os incrédulos.

Especificamente sobre o “cair no Espírito” veja esse texto:

“E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;” (Ap 1:17-19)

         O texto no versículo 17 diz que quando João vê Jesus ele caiu "a seus pés como morto", ou seja, assim como Daniel João desmaiou por causa do medo, não foi algo causado por Jesus. A prova disso é que Jesus logo põe a mão sobre ele para acordá-lo e fala com ele, pois Jesus tinha uma mensagem pra ele e o queria bem acordado para ouvi-la.

4) A vontade de Deus é que haja ordem e decência. 

“Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.” (1 Co 14:33)

“Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.” (1 Co 14:40)

        O culto tem que ser agradável a Deus e não a nós. E conforme os textos citados deve haver decência e ordem, não pode ser cada um por si, fazendo o que bem entende, mas sim como um corpo funcionando em harmonia dando glória a Deus e servindo de edificação uns aos outros.
      Agora pare e reflita: Quando você vê um culto do “reteté”, parece haver ordem e decência ali? Há harmonia? Ou é cada um fazendo o que lhe agrada, parecendo mais uma “torre de Babel”?

Conclusão: 

       Vemos, diante do ensinamento bíblico, que o “reteté”, se não seguir esses princípios, pode ser considerado algo humano, carnal e, em alguns casos, até diabólico. 

05/01/2015

Um comentário:

  1. Nossa, amei o post, muito bom , edificante e tudo o que eu precisava saber, o que vem de Deus é puro e Deus é um Deus organizado, por que o culto á Ele tem que ser com gritarias e histerias?

    ResponderExcluir