sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A VOLTA DE JESUS - EXORTAÇÃO À VIGILÂNCIA

        Nos livros de Mateus, Marcos e Lucas está registrado um sermão profético, onde Jesus alerta acerca das coisas que acontecerão antes da sua vinda e mostra como devemos esperá-la, que é num estado de vigilância, vivendo em comunhão com Deus e fazendo o que lhe agrada.
     Em Mt 24:9-13 Jesus alerta a seus discípulos quanto às dificuldades que eles enfrentariam pelo fato de servirem a ele. Ele fala de uma perseguição feroz que só os verdadeiros cristãos poderão suportar, ele alerta sobre os falsos profetas, ele profetizou que o amor de quase todos se esfriará e então ele termina dizendo que aquele que perseverar e vencer tudo isso é que será salvo.
         Em Mt 24:21-26 Jesus continua alertando sobre uma época tão difícil e turbulenta que virá, como nunca houve na História, temos que estar preparados para ela! Serão dias tão difíceis que precisarão ser abreviados para que alguém possa se salvar. Só os escolhidos, ou seja, só os verdadeiros cristãos suportarão esses dias, pois eles seguirão o conselho de Jesus e edificarão a sua casa sobre a rocha (Mt 7:24-27), então se cumprirá também neles o que é dito no salmo 125:1-2.
         Em Mt 24:45-51 Jesus nos mostra como o servo prudente deve se comportar. Ele espera uma atitude de nós quando voltar: que sejamos achados cumprindo a sua vontade, em servidão. Nossa recompensa será a herança do nosso Senhor, seremos co-herdeiros com Cristo. Se, porém, nosso Senhor nos achar despreparados, vivendo uma vida de desobediência, teremos a nossa parte com os infiéis. Essa ordem é para todos, que vigiem (Mc 13:37).
         Diante dessa ordem de Jesus nós encontramos dois tipos de atitude na “igreja”: Existem aqueles que andam no curso deste mundo ,vivendo uma vida distante de Deus. Ouvem, em alguns casos, pregações há muitos anos, mas nunca se converteram de verdade. Muitos acham que são convertidos por terem nascido numa família evangélica ou pelo simples fato de serem membros de uma “igreja” e por isso acabam vivendo uma religiosidade vazia. Outros frequentam a igreja só porque estão acostumados, mas não querem assumir um compromisso com Deus, não querem renunciar nada, acham que ser cristão é frequentar uma igreja, não sabem o que é amar. Essas pessoas precisam vigiar urgentemente, precisam se converter, senão ficarão surpresos no dia em que Jesus voltar e forem rejeitadas por ele. Existem, por outro lado, aqueles que ouvem a ordem: “Vigiai” e ela faz sentido para eles, pois realmente amam a Deus. Então como bons servos procurarão estar prontos para a volta do Senhor, vivendo em devoção e procurando fazer o que lhe agrada. Vivem assim porque para eles o mais importante é fazer a vontade do mestre. Os verdadeiros servos são aqueles que vivem em vigilância, que estão atentos aos sinais da volta de Cristo, pois temem a Deus. É difícil de entender como alguém diz que é cristão, mas não vive dessa maneira!
           Todas essas advertências de Cristo tem por objetivo nos levar a viver uma vida que agrade a Deus e não ficarmos com medo. Não podemos negligenciar as palavras do Senhor, se o amamos elas serão ouvidas e postas em prática com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós. Não somos salvos pelo que fazemos, mas o que fazemos mostra se realmente somos salvos!

16/08/2013

OBS: Mensagem pregada num culto de domingo na IPM no dia 07/08/2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário