domingo, 23 de junho de 2013

BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM

         Jesus fala que aqueles que têm a sensibilidade de chorar são muito felizes (Mt 5:4), mas por que eles choram? O choro aqui significa lamentação profunda por algo, não apenas derramar lágrimas.
         Essas pessoas são aqueles que choram por causa dos seus próprios pecados (2 Co 7:10). Que reconheceram que são pecadoras e lamentam por terem entristecido a Deus, mas o bom é que o choro transforma-se em alegria, pois esta faz parte do fruto do Espírito.
          Por outro lado, os pecadores não-regenerados, riem dos seus pecados, vivem pecando e se orgulham disso, muitas vezes, não se arrependem. Para estes só há duas opções: Ou se arrependem verdadeiramente (Tg 4:9-10) ou então aproveitem para rir o máximo que puderem, enquanto isso é possível, pois a lamentação que virá depois do julgamento que está por vir será eterna e irreverssível (Lc 6:25b).
            Os que choram também o fazem pelos pecados dos outros (Jr 9:1). Eles lamentam porque sabem o triste fim que recebe quem vive no pecado.
            Eles choram também por causa dos seus sofrimentos (Sl 30:5). Jesus disse que os discípulos sofreriam aflições, mas Ele nos enviou o Consolador, que nos dá alívio todos os dias.
            Eles choram também por causa do sofrimento dos outros (Rm 12:15). O discípulo de Jesus é compassivo, ele vê a dor do outro e se comove.
            No texto de Mateus 5:4 há uma promessa de consolo para os que choram e embora esse consolo venha em parte agora, o grande consolo de Deus ainda está por vir (Ap 21:1-5).

23/06/2013

OBS: Mensagem pregada num culto de domingo na ICG do NM em 22/11/2009.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário