Vivemos na era do capitalismo. Este tem trazido muitos males à humanidade, pois estimula o consumismo, a alienação, o engano, a ganância, a competitividade, etc.
A Bíblia tem princípios contrários aos do capitalismo (Mt 5:19-21; 1 Tm 6:7-9; Pv 30:7-9). Nesses textos vemos que a Bíblia ensina a não viver em busca de riquezas, mas sim se satisfazer em ter suas necessidades supridas, ser feliz por ter o bastante para uma vida digna, pois é isso que Deus promete ao Seu povo, Ele nunca prometeu riquezas, prometeu dar tudo o que a gente PRECISA, não tudo o que a gente DESEJA.
Vejamos alguns conselhos bíblicos práticos para administrar bem suas finanças:
1) Seja sábio, gaste o que tem. Em 2 Coríntios 8 Paulo ensina a ofertar segundo as suas posses. Ora, se para ofertar é assim, é lógico que para comprar também é. Eu não posso gastar o que não tenho, é falta de sabedoria e prudência.
2) Seja prudente, evite ao máximo usar cartão de crédito (Pv 19:2). Se você puder compre tudo à vista, pois é mais fácil de controlar e você não fica devendo nada, mas se não for possível, use com prudência, pois a Bíblia diz: "a ninguém devais coisa alguma, senão o amor".
3) Evite pegar dinheiro emprestado (Pv 22:7)
4) Faça uma poupança para o caso de acontecer algum imprevisto e você ter um gasto inesperado. Não estou falando de uma poupança onde você vai guardar muito dinheiro só para ostentar, sem necessidade, só por avareza.
5) Planeje seus gastos, seja uma pessoa organizada. Veja como Deus faz tudo com muita organização (1 Co 14).
6) Evite comprar coisas supérfluas. É desumano você adquirir coisas que você não precisa, só por ganância e vaidade, enquanto tanta gente não tem nem o que comer. Veja o exemplo de generosidade dos irmãos em Atos dos apóstolos.
7) Honre a Deus com seus dízimos e ofertas. É bíblico e é uma forma de ajudar no crescimento do Reino de Deus e para ajudar as pessoas necessitadas. (Pv 3:9-10).
8) Seja liberal (Pv 11:24). Ao invés de ser avarento, ganancioso, seja generoso, prestativo, ajude as pessoas. Lembre-se do que Jesus ensinou em Mateus 25: quando você ajuda um necessitado é como se você estivesse fazendo pra Cristo.
E no caso da pessoa já estar cheia de dívidas. O que fazer?
1) Procure também aplicar os conselhos anteriores.
2) Não faça mais dívidas, gaste só o extremamente necessário, até que você possa se estabilizar de novo.
Para concluir não esqueça: Deus sempre providencia tudo o que precisamos (Mt 6:33), mas se formos imprudentes sofreremos as consequências de nossas irresponsabilidades.
08/03/13
OBS: Mensagem pregada num culto de doutrina na ICG do NM em 29/01/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário