terça-feira, 12 de março de 2013

COMO REAGIR DIANTE DAS ADVERSIDADES

         Ao lermos o texto de Mc 4:35-41 nos deparamos com uma História ocorrida no mar da Galiléia. Ela nos ajuda a compreender muitas coisas a respeito de Jesus, da vida e de nós mesmos. Que lições podemos retirar desse texto?
                  Podemos verificar com base no versículo 37 que o discípulo de Jesus não está imune às dificuldades da vida. No texto vemos que os discípulos tinham passado o dia todo fazendo a obra de Deus e no final do dia enfrentaram uma tempestade, que quase os fez afundar. Vemos com isso que sofrimento nem sempre é consequência de pecado ou falta de fé, muito pelo contrário. Vemos que Deus permitiu a tempestade com um propósito.
                    Com base no versículo 38a aprendemos que nunca podemos esquecer que Jesus está no barco. Não podemos deixar que a tempestade nos faça esquecer disso. Ele prometeu que estaria para sempre conosco (Mt 28:20b). Somos habitados pelo Espírito. Assim como Deus guiou Israel no deserto, Ele nos guia hoje, temos que viver pela fé.
                    Com base no versículo 38b vemos que um dos grandes erros que as pessoas cometem é achar que o fato de Deus, segundo a nossa percepção, estar demorando para agir, significa que Ele não se importa conosco. O que acontece é que apenas não chegou ainda o momento certo para Ele agir.
                      Com base no versículo 39 eu pergunto: Será que existe algo impossível para Deus? Será que alguém que é capaz de controlar a natureza não é capaz de controlar a sua vida? Deus controla tudo, Ele tem todo o poder (Is 43:13; Jó 42:2; Mt 28:18b).
                      Com base no versículo 40 vemos que a incredulidade entristece muito a Deus. Quando não confiamos no Senhor estamos dizendo para Ele que não acreditamos que Ele nos protegerá, que não cumprirá Seus planos em nossas vidas, etc. Não podemos cair no mesmo erro de Israel no deserto (Nm 13,14; 1 Co 10:10-11a). Durma no barco assim como Jesus estava fazendo, durma com Ele quando estiver sofrendo, descansando no Seu amor. Veja também Hb 3:12.
                      Por fim com base no versículo 41 vemos que a tempestade serviu para revelar Jesus aos discípulos. As adversidades aumentam nossa fé, nossa dependência de Deus, nos dá mais intimidade com Ele, nos faz crescer, nos leva a conhecê-lo mais e nos dá mais maturidade.

12/03/13

OBS: Mensagem pregada num culto de doutrina na IESF do J3 no dia 27/01/11 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário