sexta-feira, 29 de março de 2013

VISÃO BÍBLICA SOBRE O DINHEIRO

        Precisamos compreender que o dinheiro não é neutro, pelo contraŕio, ele exerce uma forte atração sobre nós. Por causa da nossa natureza pecaminosa, nos sentimos tentados a ser gananciosaos, egoístas e avarentos. Jesus fala dele como sendo um deus pagão que pode ser servido (Mt 6:24).
                Como saber se eu estou realmente servindo a Deus ou se estou servindo ao dinheiro? Precisamos responder honestamente a algumas perguntas e pedir a Deus que nos mostre o que está em nosso coração. 
      A minha alegria e paz depende de eu ter dinheiro? Precisamos entender que a nossa alegria vem do Senhor (Hc 3:17-19).
            Eu acho que não vou poder realizar algo que Deus me direcionou a fazer porque ainda não tenho o dinheiro necessário? Quem confia em Deus obedece, mesmo sem ter dinheiro. Vive na direção do Espírito, vivendo por fé, confiando no Deus que provê (1 Rs 17:9, 13-16).
           O que eu mais anseio alcançar/ter na vida? Se amo a Deus, minha prioridade deve ser conhecê-lo, segui-lo de coração e viver de acordo com Sua vontade, mesmo que isso signifique não ganhar muito dinheiro (Mt 6:33).
            O que me motiva a fazer as coisas na vida? Devo fazer tudo com o desejo sincero no coração de viver de acordo com o plano de Deus, meu objetivo deve ser glorificar o Seu nome em primeiro lugar. Se o que me motiva a viver é ganhar dinheiro, meu foco de vida está errado, não significa que eu não deva estudar e trabalhar, mas não posso fazer essas coisas visando apenas dinheiro, como se minha vida se resumisse a ganhar dinheiro (Lc 12:16-21).
         Sou feliz com o que Deus tem me dado? A pessoa que ama a Deus de verdade, não vive murmurando, se lamentando por não ter coisas, mas trabalha e agradece a Deus pelo que Ele tem dado (1 Tm 6:8-9).
             A Bíblia diz que é errado querer ser rico. É preciso entender que o dinheiro não é pra ser acumulado. Seu acúmulo demonstra falta de amor para com o próximo. Quando eu acumulo estou virando as costas para o necessitado, estou vivendo com mais do que preciso, enquanto muitos outros não tem nem o que comer. Essa atitude é de puro egoísmo. Logo se tenho mais do que preciso, em vez de reter eu preciso doar, é isso que a Bíblia ensina. veja o exemplo da igreja primitiva no livro de Atos.
       Devemos buscar os tesouros do Céu (Mt 6:19-21). A vontade de Deus é satisfazer as nossas NECESSIDADES, não os nossos DESEJOS (Pv 30:7-9; Fp 4:19; Tg 5:5). Em 1 Tm 6:9-10 Paulo mostra que querer ficar rico só traz destruição. Como entender aquelas "igrejas" que incentivam as pessoas a buscar riquezas materias, como se isso fosse sinal de bênção? Simplesmente não é o que a Bíblia ensina.
            No caso da pessoa não buscar o dinheiro, mas acontecer da riqueza vir devemos: não ser orgulhosos; confiar em Deus, não nas riquezas; ser generosos e acumular tesouros no Céu (1 Tm 6:17-19).
            O dinheiro tem em si o poder de corromper as pessoas e afastá-las de Deus, pois ele mexe com nossa natureza e desperta nossos sentimentos mais egoístas. É por isso que Jesus disse que é muito difícil um rico ser salvo (Mt 19:21-25). As riquezas fazem com que as pessoas tirem o foco de Deus e passem a confiar nelas, é por isso que é tão difícil para um rico se salvar (1 Co 1:26-29). Para um rico ser salvo ele não pode ter apego nenhum ao dinheiro e distribuir algo aos pobres com generosidade sempre.
              Precisamos entender que o dinheiro foi feito para nos servir e não o contrário. É necessário confiarmos em Deus e não amar ao dinheiro, mas ter uma atitude de desprendimento e generosidade.

29/03/2013

OBS: Mensagem pregada na escola bíblica da IESF do J3 no dia 05/03/2013.    
  

  
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário