Esta bem-aventurança registrada em Mateus 5:7 é para aqueles que como Deus, sabem demonstrar misericórdia para com as outras pessoas.
Para entendermos o que significa ser misericordioso precisamos primeiramente entender como Deus manifesta a Sua misericórdia.
A misericórdia de Deus na Bíblia se manifesta de uma maneira muito abrangente, por isso enfatizarei a misericórdia demonstrada por meio do perdão de pecados.
Ser misericordioso significa não dar à pessoa o castigo que ela merece. Todos nós entristecemos muito o coração de Deus quando vivíamos no pecado, fizemos Ele se irar conosco (Falo no caso de quem já se converteu a Cristo).
O pecado é uma afronta a Deus, pois Ele é Santo. O que fizemos foi muito grave, merecíamos a morte eterna. Deus, no entanto, demonstrou uma misericórdia infinita não nos punindo da maneira que merecíamos, por causa do sacrifício de Jesus na cruz.
É por tudo isso que Deus deseja que Seus filhos sejam como Ele e demonstrem misericórdia (Mateus 18:21-35).
Os filhos de Deus são aqueles que alcançarão misericórdia no dia do juízo, pois são aqueles que foram perdoados e souberam perdoar os outros, porque Deus os encheu de amor.
Por que vale a pena perdoar?
1) Porque a falta de perdão provoca doenças (Pv 17:22).
2) Porque enquanto eu estiver amargurado aquilo vai ficar me ferindo constantemente.
3) Quando eu perdôo eu me torno livre do peso do ressentimento, quando eu não perdôo eu me torno escravo dos meus sentimentos.
4) Porque demonstro que tenho o amor de Deus no coração.
5) Porque se eu não perdoar não serei perdoado (Mateus 18:21-35).
10/03/13
OBS: Mensagem pregada num culto de domingo na ICG do NM no dia 14/02/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário