Veja o que Jesus diz em Mateus 5:8. Ter o coração limpo significa ser lavado pelo Espírito, purificado do pecado e passar a ter um coração parecido com o de Deus, ou seja, um interior transformado.
Essa limpeza tem início quando nos convertemos, pois nessa hora permitimos que o Espírito de Deus venha fazer morada em nós (1 Co 6:9-11).
É bom salientar que a conversão não pode ser confundida com o ato de frequentar uma igreja, levantar a mão e ir à frente, mudar de roupas, mudar o jeito de falar, mudar exteriormente, embora essa mudança exterior aconteça naturalmente quando mudamos interiormente. A conversão é um lavar espiritual que nos limpa por dentro, que muda o nosso coração e nos faz viver diferente, desejar a Deus ardentemente, desejar fazer a vontade dEle.
Há pessoas que dizem que se converteram e não mudam nada, apenas vestiram uma capa religiosa. Uma das piores coisas que tem é vestir essa capa, pois quando a pessoa age assim ela vai ficando a cada dia mais "demonizada" e mais endurecida. É muito mais difícil alguém assim se converter do que alguém que vive no pecado (Mt 23:25-26).
Depois que realmente nos convertemos começa então o processo de santificação, onde continuamos sendo limpos dia após dia até chegar o dia em que Jesus vier nos buscar e então o pecado será totalmente arrancado de nós (1 Pe 1:13-16).
Devemos procurar ser santos porque Deus é Santo (1 Pe 1:16). Não podemos continuar praticando as mesmas coisas de antes (1 Pe 1:14).
O processo para vencer o pecado é simples, precisamos buscar as coisas do Espírito, para que os desejos carnais morram (Gl 5:16-17).
Aquele que permitir que Deus o limpe por fim verá a Deus. Ele já começa a ver quando se converte e no fim desta era terrena o verá face a face e conhecerá tudo o que de Deus se pode conhecer, pois Deus é infinito, enquanto nós somos finitos.
16/03/13
OBS: Mensagem pregada num culto de domingo na ICG do NM no dia 21/03/10 e num culto de domingo na IESF do J3 no dia 05/06/11
Nenhum comentário:
Postar um comentário