segunda-feira, 25 de março de 2013

A SALVAÇÃO CONQUISTADA NA CRUZ

          Jesus veio a este mundo com a nobre missão de nos resgatar, de nos levar de volta para Deus, de nos salvar da escravidão do pecado, da influência de Satanás e assim nos dar vida eterna (Is 52:13-15, Is 53).
         Precisamos entender que todas as pessoas nascem em pecado, separadas de Deus e debaixo de condenação. Tudo isso por causa do pecado inicial de Adão e Eva, que levou a raça humana a cair em desgraça (Is 53:6a; Rm 3:23).
              Mas Deus decidiu mandar o Seu Filho Jesus para nos tirar dessa terrível situação (Is 53:10a; At 2:23a). Ele fez isso por dois motivos: Satisfazer Seu amor (Jo 3:16), pois somos muito preciosos para Deus e Ele não queria que vivessemos separados dEle e também para satisfazer Sua justiça (Rm 3:25), pois Deus não podia deixar o pecado impune, alguém tinha que sofrer a punição por causa do nosso erro. Jesus veio então, para sofrer essa punição.
            Para nos salvar Jesus teve que nos substituir na cruz. Ele passou pelo que deveríamos passar (Is 53:6b). Ele sofreu o que deveríamos sofrer (Is 53:4-5, 10).
       Ele fez isso para conquistar, ali na cruz,a salvação. E essa salvação se manifesta em 4 aspectos complementares.
        O primeiro aspecto é a propiciação (Is 53:5b; Rm 3:24-25). Jesus morreu para aplacar a ira de Deus que estava caindo sobre nós e assim Ele se tornou propício, favorável a nós, fazendo com que deixássemos de ser alvos da ira de Deus, para ser alvos da graça de Deus.
            O segundo aspecto é a redenção (Is 53:5b; Ap 5:9b). Jesus nos libertou da escravidão do pecado para vivermos na liberdade do Espírito Santo de Deus.
             O terceiro aspecto é a justificação (Is 53:11b; Rm 8:33). A morte de Jesus fez com que fôssemos declarados justos diante de Deus e livres de qualquer condenação.
             O quarto aspecto é a reconciliação (Is 53:5b; Rm 5:10). Jesus nos trouxe para uma nova vida de comunhão e intimidade com Deus, depois de ter derrubado a parede do pecado que fazia separação entre nós e Ele.
      É importante lembrar que essas coisas maravilhosas que eu relatei acima não acontecem automaticamente na vida das pessoas pelo fato de Jesus ter morrido na cruz. É necessário que a pessoa exerça fé em Cristo, entregue sua vida ao senhorio dEle e se torne Seu discípulo. Agindo assim todas essas bênçãos virão sobre a sua vida.

25/03/2013

OBS: Mensagem pregada num culto de domingo na ICG do NM no dia 10/05/2009 e num culto de domingo na ICG do PV em 04/04/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário