quarta-feira, 20 de março de 2013

O PAPEL DO HOMEM E DA MULHER NO CASAMENTO

            Deus fez homens e mulheres com papéis diferentes no casamento. Vejamos à luz da Bíblia qual é a vontade de Deus para cada um, pois a sociedade tem distorcido fortemente esses papéis.
                 O homem foi colocado como líder no lar (Ef 5:23; 1 Co 11:8-9). Por ser o líder o homem teve mais responsabilidade pelo fato de terem pecado no jardim do Éden. Isso é uma prova de que desde o início Deus designou esse papel ao homem.
                  Precisamos entender que essa liderança não é baseada na opressão, mas no serviço, tomando como exemplo a liderança de Cristo (Ef 5:23b). É, também, uma liderança exercida em amor (Ef 5:25, 28). 
           Como o homem exerce essa liderança amorosa? Ele a exerce suprindo as necessidades físicas, emocionais e espirituais da mulher. Como ele faz isso? Ele faz alimentando-a fisicamente (Ef 5:29a). Desde o início Deus colocou sobre o homem a responsabilidade de trabalhar e sustentar a família (Gn 2:15; 3:19a). Isso não quer dizer que a mulher está proibida de trabalhar (Pv 31), mas não podemos esquecer que esta responsabilidade foi dada ao homem. Também não é bom que a mulher trabalhe se a família for ser prejudicada de alguma maneira por isso, por exemplo, na criação dos filhos, pois não é bom terceirizar a educação dos filhos pequenos, isso pode trazer muitos prejuízos no futuro. O homem tem que cuidar dela para que ela se realize como pessoa (Ef 5:29b), cuidar das emoções dela para que ela tenha saúde psicológica. Ele tem, também que levá-la a crescer espiritualmente (Ef 5:25-27), estimulando-a e ajudando-a a se tornar uma mulher de Deus, uma serva exemplar e fervorosa de espírito.
                A mulher, por sua vez, foi colocada como ajudadora, em submissão ao homem (Ef 5:22, 24). Isso não quer dizer escravidão, mas sim missão de apoio, alguém que está do lado do homem para ajudá-lo a cuidar da família e de tudo o mais que precisar.  Quando Deus fez a mulher Ele declarou qual seria o seu papel (Gn 2:18).
          Como a mulher exerce essa função de ajudadora?  Ela o faz: Submetendo-se, não procurando tomar a frente do homem, retirando-o da função de líder do lar. Ela precisa também respeitá-lo (Ef 5:33b), não afrontando-o, não desautorizando-o ou humilhando-o, mas sim respeitando suas decisões; pois embora ela deva dar opiniões na família, a responsabilidade final das decisões é do homem. Se você, mulher, tiver certeza que ele está tomando uma decisão errada, depois de ter argumentado e não ter tido sucesso, não vá brigar, fazer confusão, respeite-o e coloque a situação diante de Deus para que Ele ajude o homem a perceber o erro. A mulher ajuda também administrando com sabedoria a casa e os filhos (Pv 31:15, 21, 27, 28). Ela ajuda também sendo sábia no falar e no proceder, dando conselhos sábios e ajudando a resolver problemas (Pv 31:26, 29).
                Um casamento onde as pessoas exercem bem os seus papéis tem muito mais chance de dar certo, pois está andando de acordo com a vontade de Deus. Se esforce para conhecer e viver de acordo com o que Deus estabeleceu para a sua vida, como homem ou mulher, de acordo com a missão que Ele  te deu na família e você verá como o seu casamento será grandemente abençoado.

20/03/13

OBS: Mensagem pregada num culto de domingo na IESF do J3 no dia 27/01/13

 
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário