sábado, 30 de março de 2013

COMO VENCER O PECADO?

        Deus deseja muito que a gente abandone o pecado porque ele nos afasta de Deus e nos leva a um caminho de morte.
        É preciso entender que mesmo depois de convertidos o pecado ainda habita dentro de nós (1 Jo 1:8-2:2; 1 Co 15:53-54). "Santo" não é a pessoa que não se suja, mas é aquele que sempre se lava nas águas puras do perdão de Deus. A diferença entre o discípulo de Cristo e o incrédulo é que o discípulo peca, mas se arrepende, pois ele não tem prazer em pecar e por isso ele não vive na prática do pecado, como um escravo (1 Jo 3:7-9).
          O que fazer para vencer o pecado?
         Primeiramente precisamos entender o processo que leva ao pecado (Tg 1:13-15). O pecado te atrai e seduz (Tg 1:14), se você alimentar ceder a essa atração ela te levará ao pecado (Tg 1:15a) e por fim à morte espiritual e eterna (Tg 1:15b). É importante salientar que a tentação em si não se constitui pecado, a não ser que você ceda a ela. É por isso que não é pecado ser tentado, na verdade é impossível deixar de ser tentado, pois o pecado está ainda dentro de nós e quer nos puxar para ele.
          É preciso entender também que nós não fomos salvos para viver novamente como escravos do pecado (Rm 6:11-23; 8:1-5). No momento da tentação precisamos tomar uma decisão consciente de se submeter ao Espírito para resistir à vontade da carne, nossa natureza contaminada pelo pecado. 
        Precisamos vigiar nossas palavras, pensamentos e atitudes para não cairmos em pecado (Mt 26:41). É necessário saber que para vigiar bem eu preciso entender o que é bem e o que é mal. Esse discernimento eu só obtenho por meio de muita leitura bíblica e oração. Por isso precisamos também viver em constante oração a Deus (Mt 26:41).          
       Coloque sua luta contra o pecado diante de Deus, peça Sua ajuda, ore como Jesus ensinou dizendo: "Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal."
          Busque andar no Espírito, ser cheio do Espírito e assim o pecado terá menos poder de te derrubar (Gl 5:16-17).
           Não desista, não se entregue ao pecado, não vale a pena. Sei que é difícil resistir às tentações, mas Deus te dará a força necessária se você confiar nEle. Então você verá a bênção que é permanecer em obediência a Deus. Lembre-se o que diz na Palavra: "Sem santificação ninguém verá a Deus."

30/03/2013

OBS: Mensagem pregada num culto de doutrina na IESF do J3 no dia 14/06/2012.    
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário