Há pessoas que dizem que Deus não se importa com elas, que não faz nada para ajudá-las, que não as ama. Será que é assim mesmo? Vejamos o que Jesus sofreu por amor a nós e o quanto Ele se importa conosco e quer nos ver bem.
Primeiramente vemos que Ele se humilhou deixando a glória no Céu e vindo habitar na terra (Fl 2:5-7). Essa humilhação é milhões de vezes maior do que a de alguém, por exemplo, que tinha tudo e agora não tem nada.
Jesus nasceu num estábulo, numa manjedoura, que era onde os animais comiam; nasceu numa cidade sem expressão social e junto com os animais ao ar livre (Lc 2:7). Isso foi para nos mostrar que luxo, status e poder não tem importância para Deus, mas sem dúvida foi ruim ter nascido nessas condições, sem nenhum conforto. Quase todos nós nascemos em condições melhores.
Teve que fugir para o Egito quando era ainda uma criancinha para não morrer nas mãos do rei Herodes (Mt 2:13-15).
Sofreu as limitações por nascer numa família pobre (Lc 2:22-24), morar numa cidade pobre (Jo 1:45-46), pois Nazaré era uma aldeia insignificante, não mencionada no Antigo Testamento e além disso tudo ainda morava num país dominado pelo império romano.
Com tudo isso vemos, a título de curiosidade que Ele simplesmente não cabia nos moldes da teologia da prosperidade.
Sofreu as limitações de, mesmo sendo Deus, ter um corpo humano e por isso sofrer cansaço, fome, sede, etc. Fazendo uma comparação, é pior do que um homem virar uma ameba, uma bactéria ou um vírus.
Quando adulto passou por um momento difícil de tentação enquanto fazia um jejum de 40 dias no deserto.
Foi chamado de louco por seus familiares (Mc 3:20-21,31).
Foi rejeitado pelos habitantes de Sua cidade-natal (Mc 6:1-6).
Foi rejeitado pelos religiosos, que pela lógica, deveriam ser os primeiros a aceitá-lo.
Foi rejeitado por muitas pessoas de modo geral (Mt 23:37-39).
Foi abandonado pelos seus próprios discípulos no momento da Sua prisão. Discípulos, que andavam com Ele o tempo todo já havia três anos, os quais Ele vinha ensinando no caminho do Reino de Deus.
Sofreu uma angústia profundíssima no jardim do Getsêmani ao sentir que estava chegando a Sua hora (Lc 22:44-45).
Sofreu grandemente quando estava sendo levado até a cruz e quando chegou lá sofreu mais ainda. Cuspiram-lhe no rosto, deram-lhe murros e o esbofetearam (bateram com varas). Foi açoitado com um chicote com muitos fios, nos quais haviam pedaços de ossos ou bolinhas de ferro nas extremidades para dilacerar a carne. Puseram-lhe uma coroa de espinhos e bateram na sua cabeça usando um caniço. Ele carregou a cruz até não aguentar mais, então chamaram a Simão Cireneu para ajudá-lo. Às 9:00h da manhã o pregaram na cruz e ali Ele ficou até às 15:00h. Sofreu com o sol quente das 9:00h às 12:00h, pois depois houve trevas sobre a terra.
Na cruz a pessoa morria por asfixia. Havia uma pressão grande no tórax e era muito difícil e doloroso o simples ato de respirar. Quando a pessoa já estava precisando de oxigênio com urgência ela, então, se apoiava no pequeno apoio colocado nos pés para poder respirar, mas isso era extremamente doloroso. A pessoa ficava sofrendo assim até não aguentar mais e morrer.
Além disso tudo Ele sofreu agressões verbais enquanto agonizava na cruz, por parte daqueles que Ele queria salvar e que Ele estava substituindo ali na cruz com esse objetivo (Mc 15:29-32).
Sofreu também a dor emocional de ter que suportar sobre si os pecados de toda a humanidade, de todas as épocas, sendo Ele Santo e odiando o pecado (1 Pe 2:24).
Sofreu principalmente a dor de ser alvo da ira de Deus por causa do pecado que estava sobre Ele, ira que nós deveríamos ter sentido, pois fomos nós que pecamos contra Deus, não Jesus. Foi "abandonado" na cruz pelo Pai (Mc 15:34) em meio a dor física e rejeição (Rm 3:25), pois embora o Pai não o tivesse abandonado de fato, era assim que Jesus sentia, pois o Pai deixou de manifestar a Sua presença por causa do pecado, e foi por isso que houve trevas sobre a terra.
E aí? Depois de tudo isso você ainda acha que Jesus não te ama, que Deus não se importa com você? Se lembre de tudo que Ele fez por você quando estiver sofrendo e parecer que Deus não se importa e você vai descansar na certeza de que Ele te ama muito!!!
16/03/13
OBS: Mensagem pregada num culto de domingo na IESF do J3 no dia 27/03/11
Nenhum comentário:
Postar um comentário