quarta-feira, 6 de março de 2013

SERÁ QUE SEGUNDO A BÍBLIA HOMEM TEM QUE TER CABELO CURTO E MULHER CABELO COMPRIDO?


          A doutrina legalista de algumas igrejas evangélicas sobre a questão de cabelo, que diz que homem deve andar de cabelo curto e a mulher não pode nunca cortar os cabelos, nem ao menos aparar as pontas, se baseia nesse único texto da Biblia que fala sobre esse assunto: "A própria natureza das coisas não lhes ensina que é uma desonra para o homem ter cabelo comprido, e que o cabelo comprido é uma glória para a mulher? Pois o cabelo comprido foi lhe dado como manto." (1 Coríntios 11:14-15). 
            Primeiramente precisamos entender que eu não posso formular uma doutrina baseada em apenas dois versículos e ainda mais sem considerar o contexto da época. Quando o texto citado fala sobre "natureza", com certeza Paulo não estava querendo dizer que esse costume é baseado em algo "natural" aos seres humanos em todas épocas e que por isso deve ser obrigado a ser assim sempre. "Natureza" aqui significa o que era considerado "natural" para a sociedade da época. Perceba que antes desses versículos Paulo também estava falando de outro costume da época, que era o uso do véu, mas que não vigora mais hoje, então vemos que Paulo está falando sobre costumes, cultura. 
             Uma prova de que Paulo não estava falando de doutrina, mas de costume local é que há casos de homens na Bíblia que usavam cabelo comprido como um voto de consagração a Deus, era o voto de Nazireu, onde temos em Sansão o exemplo clássico de Nazireu, que era cheio do Espírito e tinha um cabelo enorme. Então vemos que o cabelo grande do homem era símbolo de consagração a Deus, tudo depende da época, do contexto. 
           Agora é claro que se eu estiver num local, grupo ou comunidade em que o meu cabelo esteja escandalizando os outros, é melhor eu cortar e andar conforme o costume local para que eu não me torne motivo de tropeço para ninguém, conforme Paulo ensina em Romanos 14. Já no caso da mulher, ela ter cabelo curto dificilmente, na nossa cultura brasileira, escandaliza alguém, logo não faz diferença pra Deus se ela tem o cabelo curto ou longo.
 
06/03/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário