quarta-feira, 17 de julho de 2013

BEM-AVENTURADOS OS MANSOS

                  A mansidão é uma qualidade linda do discípulo de Cristo (Mt 5:5), faz parte do fruto do Espírito (Gl 5:23). O próprio Jesus se descreveu como manso (Mt 11:29). Mas o que significa ser manso?
              Existem várias palavras que têm o mesmo significado de manso, tais como: pacífico, gentil, brando, suave, amável, dócil, submisso, calmo, tranquilo, etc.

            Mas por que a pessoa mansa é calma e tranquila? Ela é assim porque como discípulo de Cristo ela sabe bem quem ela é diante de Deus e o que Deus prometeu a ela. Logo, ela não é ansiosa. Jesus é manso porque Ele sabe quem é e qual era a sua missão aqui na terra. Ele conhece sua filiação com o Pai, logo Ele não tinha necessidade de provar nada a ninguém.
              A pessoa que não tem mansidão é violenta, insegura e agressiva, tem um anseio profundo por conquistar com as próprias forças, dominar e manipular os outros para conseguir poder, dinheiro, fama, etc. Por não terem segurança de si, eles querem conquistar usando a força, se preciso, pisando nos outros e tirando do caminho qualquer um que atrapalhe seus planos. É um contraste muito grande com a maneira como Jesus se comportou entre nós. Ele não buscou nada dessas coisas, nem usou métodos carnais. Ele só queria fazer a vontade do Pai.
           Por não terem mansidão muitas pessoas estão, até mesmo nas igrejas, fazendo de tudo para conseguir um título, um cargo, uma posição de poder. Para conseguir isso elas estão dispostas a derrubar outros, mentir, invejar, falar mal, etc. O manso, por outro lado, só se preocupa em agradar a Deus e valorizar os outros. Ele não luta para conquistar, pois sabe que Deus realizará toda a Sua vontade na vida dele.
             A pessoa mansa é capaz de sofrer agressões, injustiças e humilhações sem revidar. Assim como foi com Moisés (Nm 12:1-4) e com Jesus (1 Pe 2:21-23). Isso não significa que a pessoa mansa é apática e conformada, muito pelo contrário, como vemos com Jesus, o manso é forte e disposto a enfrentar o mundo para ver a vontade de Deus prevalecer. O manso não teme falar a verdade a ninguém, ele é firme e decidido, combate o mal com suas palavras e atitudes.
           Por ser mansa a pessoa é livre para lutar para fazer a vontade de Deus, sem se preocupar com a opinião dos outros e sem precisar bajular ninguém.
             Por fim, os mansos, que não lutam para conquistar, herdarão a terra, a nova terra, que é o Reino de Deus.

17/07/2013

OBS: Mensagem pregada num culto de domingo na ICG do NM no dia 20/12/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário