terça-feira, 16 de julho de 2013

OS SONHOS DE DEUS

            Vemos em Gn 37:5-9 que Deus fez José sonhar com algo que Ele(Deus) iria realizar no futuro. José não sabia muito bem do que se tratava, mas guardou no coração, aguardando o dia do cumprimento dos sonhos que Deus tinha dado a ele. Aprendemos com essa atitude de Deus que os sonhos, no sentido de planos para o futuro, vem de Deus para nós, pois como servos Dele, não somos de nós mesmos, por isso não podemos ter sonhos(planos) independentes de Deus. Você já sabe quais os sonhos de Deus para você? Se não procure saber, pois Deus tem algo reservado para ti nesta vida. Se já sabe quais são estes sonhos, então tenha a certeza de que eles vão se realizar, não importa o que aconteça, a não ser que você mesmo fuja deles. Muitas vezes, porém, se levantam muitos obstáculos na vida para tentar impedir que os sonhos de Deus se realizem. Foi assim na vida de José. Vejamos o que ele passou e o que podemos aprender com isso.
          Muitas pessoas tentaram impedir os sonhos de José de se tornarem realidade, mesmo que alguns não tivessem consciência disso (Gn 37:28; 39:20). José foi vendido como escravo pelos irmãos, acusado injustamente de adultério e preso por isso, passando vários anos esquecido numa prisão. Deus não impediu as pessoas de fazerem mal a José, mas não permitiu que isso o impedisse de realizar os seus planos na vida de José. Deus, na verdade, transformou o mal que fizeram a José em bem, ou seja, fez com que uma situação difícil se tornasse o meio pelo qual Ele(Deus) iria trabalhar na vida de José para abençoá-lo. Ninguém pode impedir o agir de Deus nas nossas vidas, não importa o que façam, Deus nos fará triunfar no momento certo, pois Ele é soberano e controla a História, fazendo com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que o amam (Rm 8:28). Outros servos de Deus também sofreram muito na mão de pessoas. Davi foi um desses, sofreu muita perseguição por Saul, mas Deus protegeu Davi e rejeitou Saul, colocando Davi na posição de rei de Israel no lugar de Saul. Jesus também foi muito perseguido, tentaram destruí-lo, silencia-lo, pensavam que tinham acabado com Ele na cruz, mas Deus o fez ressuscitar em triunfo glorioso e o estabeleceu como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Sua mensagem de salvação alcançou e influenciou todo o mundo. 
           As circunstâncias da vida, às vezes, são todas contrárias a nós, parecendo que os sonhos de Deus jamais se realizarão (Gn 39:20-21). Imagine José, ele sabia que era um homem de Deus, que não tinha feito nada para merecer tanto sofrimento, mas teve que viver muitos anos debaixo de situações adversas. Viveu debaixo de escravidão, sendo tratado como um lixo, depois como um prisioneiro. Acredito que, às vezes, José imaginava que os sonhos que teve nunca iriam se realizar, qualquer ser humano normal teria pensamentos assim, nem que fosse por um breve instante. Creia irmão, se você está numa situação parecida, que apesar de você não ver, Deus está trabalhando em teu favor, Ele está agindo para realizar a vontade dEle. Quando você menos esperar Deus fará um milagre e mudará a situação que parecia irreversível. Veja o que aconteceu com José. Quando tudo parecia que não ia dar certo, que os sonhos de Deus não iam se realizar, Deus moveu a sua mão e fez com que o faraó colocasse José como governador do Egito, como a segunda pessoa no Egito, abaixo apenas do faraó. Nem a mais otimista das pessoas imaginaria uma reviravolta tão grande na História, foi um milagre, daqueles que só Deus faz.
           Por último, tem outra coisa que tenta tirar a nossa esperança: a demora na realização do sonho (Gn 41:46). Precisamos entender que o tempo de Deus é diferente do nosso, Ele sabe a hora certa de realizar cada coisa. Nós somos imediatistas, queremos que as coisas aconteçam logo, não queremos enfrentar dificuldades, por isso ficamos aflitos. Deus, porém, não é assim. Ele permite que demore, às vezes, para trabalhar conosco, nos fortalecer na fé, nos amadurecer, nos transformar em pessoas melhores e nos preparar para fazer o que Ele planejou. Aí quando chega o momento certo, o momento em que estamos prontos e a situação histórica é a ideal, Deus nos coloca no lugar que Ele quer, para fazer o que Ele quer, para a glória do Seu nome. Veremos então, como valeu a pena esperar e confiar em Deus quando vermos os frutos, quando vermos as maravilhas que Deus fará em nós e através de nós. 
              Por isso, permaneça firme e olhe para Deus, no momento da dor chore, mas entregue suas lágrimas a Deus, ore, obedeça-o, confie nEle, ande com Ele, não se entregue, não olhe para trás e você verá o que Deus vai fazer. Você contemplará a vitória do Senhor, o milagre de Deus.

16/07/2013

OBS: Mensagem pregada num culto de oração na IB do J2 (atual ICG) no dia 05/12/2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário