terça-feira, 10 de setembro de 2013

"QUAL É A IGREJA CERTA, PARA ONDE DEVO IR?"

             Muita gente está vivendo nesse momento um grande dilema, se perguntando: “Onde devo me congregar?”, “Qual é a igreja certa?”. São pessoas que amam a Deus, que se converteram a Jesus Cristo e que querem se reunir com os irmãos, mas não sabem para onde devem ir. Na verdade a pergunta acima deveria ser: “Com quem devo me congregar?” ou “Quem é a Igreja de Jesus?”. A diferença parece sutil e imperceptível, mas mostra uma grande verdade bíblica: A igreja não é um lugar aonde vamos, não é o prédio, não é uma denominação. O conceito bíblico de igreja é corpo de Cristo, conjunto de pessoas que têm a mesma fé em Cristo. A Bíblia nunca se refere à igreja como sendo um lugar aonde se vai, mas a um corpo ao qual se pertence. Quando a Bíblia fala, por exemplo, em Igreja de Corinto; ela não está se referindo a uma denominação ou a uma construção, mas ao grupo de irmãos que moravam em Corinto e que se reuniam em casas, cavernas ou qualquer lugar onde fosse possível, o importante não era o lugar, mas as pessoas. Portanto, quem se converte a Cristo precisa se congregar com os seus irmãos na fé, mas isso não precisa acontecer necessariamente numa igreja evangélica formal, se você se reúne frequentemente com outros irmãos para adorar a Deus, servirem uns aos outros, usarem os dons do Espírito e serem mutuamente edificados, você já está se congregando, mesmo que não seja numa igreja evangélica formal, numa denominação.
          Feito esse esclarecimento inicial, é preciso entender que não é fácil encontrar um grupo de irmãos para se congregar fora da igreja evangélica, pois até o momento presente as pessoas só acham que se congregam se estiverem numa igreja evangélica, por isso você, para não ficar sem se congregar, acaba tendo que ir a uma igreja evangélica mesmo. Mas aí vêm a grande questão: Diante das várias ofertas de igreja para onde eu devo ir? Primeiramente ore muito a Deus para que Ele te dê uma direção, mas lembre-se que Deus deixou princípios na sua Palavra para nos ajudar a saber o que o agrada ou não. Por isso quando você for a uma “igreja” analise de acordo com a Bíblia se ela é uma igreja boa ou não. Gostaria de sugerir algumas coisas para você observar na igreja que você for visitar para que você veja se ela está andando de acordo com a vontade de Deus. 
            1) Veja se a igreja crê que Jesus é o único Salvador, Senhor e mediador entre as pessoas e Deus, pois existem igrejas que se denominam cristãs, mas que adoram e fazem orações a pessoas como nós, levando assim os seus membros a idolatrarem e a caírem em condenação do diabo. O exemplo mais conhecido desse tipo de igreja é a Igreja Católica Apostólica Romana.
       2) Veja se a igreja adota a chamada “teologia da prosperidade”, uma doutrina que ensina, dentre outras coisas perniciosas, que a riqueza material é o maior sinal de bênção e que por isso devemos buscar a Deus, principalmente, para ter o “melhor dessa terra”. Essa doutrina é diabólica, pois afasta as pessoas do que é mais importante: o Reino de Deus e as estimula a serem gananciosas, egoístas e avarentas. São exemplos de igrejas que adotam essa doutrina: Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus e Igreja Mundial do Poder de Deus.
         3) Veja se a igreja é legalista, ou seja, se ela ensina doutrinas humanas e antibíblicas como meio de agradar a Deus, pois existem igrejas que ensinam coisas do tipo: mulher não pode usar maquiagem ou vestir calça e tem que ter cabelo comprido, homem tem que andar só de calça e ter cabelo curto, é proibido ir a praia, assistir TV, jogar futebol, etc. Esses tipos de ensinamentos anulam a graça de Deus e escravizam as pessoas que Jesus libertou. São exemplos de igrejas que ensinam estas coisas: Deus é amor e boa parte das Assembleias de Deus.
       4) Veja se a igreja prega verdadeiramente sobre a graça de Deus ou se ela ensina às pessoas que elas tem que fazer por merecer as bênçãos de Deus. Esse ensinamento é um pouco difícil de perceber, mas se você observar bem verá que tem igrejas que pregam de uma maneira como se fôssemos salvos, santificados ou abençoados somente se “andarmos na linha” sempre, se fizermos sacrifícios, correntes, se orarmos muito, etc. As bênçãos de Deus são recebidas por graça, não por merecimento. É claro que isso não significa que vamos viver no pecado, mas não podemos ter a mentalidade de que conquistamos o favor de Deus, pois nada que fazemos nos torna merecedores de receber algo de Deus.
           5) Veja se a igreja está envolvida na obra de evangelização do mundo, pois não existe nada mais triste do que uma igreja que só prega para si mesma e que se omite de ser luz para o mundo perdido.
            6) Veja se a igreja procura discipular e ensinar as pessoas no caminho do evangelho de Jesus, de acordo com o que está ensinado na Bíblia, pois existem muitas igrejas que não se preocupam em ensinar os seus membros no caminho da verdade ou então quando ensinam algo, na verdade, só ensinam as pessoas a seguir as “doutrinas” e tradições da própria denominação.
         7) Veja se a igreja se preocupa com os pobres, pois toda a Bíblia orienta que aqueles que amam a Deus devem ajudar os necessitados, mas infelizmente existem igrejas que só se preocupam em enriquecer a si mesmas, enquanto pessoas dentro dela passam necessidades.
         8) Veja se o pastor da igreja se parece com Jesus, pois existem muitos pastores hoje em dia que só pastoreiam a si mesmos, que não tem cuidado com o povo, que são gananciosos, egoístas, duros, insensíveis, amantes do poder, do dinheiro e da fama. Uma igreja liderada por um falso pastor está fadada ao fracasso e ao esfriamento espiritual.
        9) Veja se as pessoas amam umas às outras, pois uma das características mais importantes de um verdadeiro cristão é o fato dele amar, e amar de verdade, não apenas de palavras. Infelizmente existem muitas igrejas onde as pessoas vivem brigando, falando mal umas das outras e onde é cada um por si, onde quase ninguém se preocupa com os problemas dos outros.
        10) Veja se o culto é envolto numa verdadeira adoração e alegria na presença do Senhor, pois existem muitas igrejas que só se preocupam em proporcionar um “show” para as pessoas, ou então, elas já estão tão frias que o momento do culto parece mais um velório e onde tudo parece mecânico e sem vida.
         11) Veja se a igreja prega uma mensagem verdadeiramente espiritual, que estimula as pessoas a buscarem a Deus e a serem cristãos melhores, pois existem muitas igrejas que estimulam as pessoas, principalmente, a buscarem as coisas da terra e a terem sucesso e vitória aqui, se esquecendo de buscarem o Reino de Deus e a sua justiça.
           Observe essas coisas e outras que Deus te mostrar antes de escolher em que igreja você vai congregar ou permanecer, pois a vontade de Deus é que você esteja num lugar onde Ele é verdadeiramente glorificado e onde o evangelho seja pregado e vivido com intensidade. Sei que será muito difícil encontrar uma igreja que se enquadre em tudo aquilo que é bom aos olhos de Deus, por isso, procure aquela que esteja mais próximo do ideal de Deus, se for preciso suporte algumas coisas, pois é melhor estar numa igreja, apesar dos defeitos dela, do que ficar só em casa, sem se congregar, sem vivenciar a fé juntamente como os irmãos em Cristo.
            Que Deus te abençoe e te ilumine na sua busca!

10/09/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário