domingo, 12 de fevereiro de 2012

O EXTRAORDINÁRIO AMOR DE DEUS

               Falar sobre o amor de Deus é algo difícil, pois ele é imensurável, infinito, muito maior e mais maravilhoso do que nossa mente possa compreender, mas vou tentar descrevê-lo, pois este amor me constrange a anunciá-lo apesar de toda limitação.
                Deus sempre existiu num relacionamento de amor, pois o Pai, o Filho e o Espírito vivem desde a eternidade em constante comunhão baseada no amor. Deus já nos amava antes mesmo de tudo ser criado, pois a Bíblia diz que Deus, pela Sua presciência, elegeu o Seu povo antes da fundação do mundo e sem dúvida essa eleição foi feita em amor, mas historicamente e humanamente falando o amor de Deus começou a manifestar-se no tempo quando Ele decidiu criar.
               Depois de criar os seres celestiais, os céus e a terra, Ele, por último, decidiu criar os seres humanos. Movido pelo amor Ele nos criou da maneira mais maravilhosa possível, seres inteligentes, complexos, perfeitos, feitos conforme a Sua imagem e semelhança. Nos colocou como responsáveis por cuidar de toda a criação e fez um jardim especial onde o homem e a mulher viviam em comunhão entre si, reproduzindo o amor, e em comunhão com Deus de maneira plena. Ali Deus andava com eles, conversava com eles, cuidava deles, se abraçavam, se amavam. Tudo era lindo, puro e perfeito. Não dá pra imaginar como era bom esse relacionamento de amor inicial, mas a desobediência afastou a eles de Deus, manchou aquilo que era puro, perderam a comunhão. A Bíblia chama esse estado de morte. Mas e o amor? O que Deus fez?
                Daí por diante começa a busca de Deus pelos seres que Ele criou e ama. Deus tinha todos os motivos pra desistir de nós, deixar que sofréssemos a condenação pelos nossos erros, mas ao invés disso Ele continua nos amando e buscando a restauração da comunhão perdida por nossa culpa. A Bíblia é o relato de Deus buscando a humanidade pra si, é o relato do amor de Deus se manifestando a nós, mesmo a gente não merecendo, mas o amor é assim mesmo, é o amor Ágape de Deus, que ama mesmo não sendo amado, que abençoa mesmo sendo blasfemado, que se doa mesmo sendo rejeitado, que cuida todos os dias mesmo não sendo percebido, que se lembra sempre mesmo que não seja lembrado nunca.
                 Deus providenciou roupas para Adão e Eva depois da desobediência e os expulsa do jardim, pois se eles comessem da árvore da vida estando mortos permaneceriam assim pra sempre. Daí por diante a humanidade vai de mal a pior, Deus passa a ser afrontado todos os dias por causa da maldade humana, mas continua cuidando, protegendo, provendo. A maldade se multiplica a tal ponto que Deus destrói tudo pra recomeçar de novo, mas fica provado pra nós que a destruição do exterior não adiantava, o mal precisava ser arrancado de dentro. Deus começa o seu plano de resgate, então, escolhendo Abraão pra dali fazer um povo onde Ele manifestaria o seu amor e a partir desse povo alcançar o restante dos povos. Mais uma vez vemos uma sucessão de erros, fracassos, pecados por parte de Abraão e seus filhos, mas Deus continua manifestando o seu amor perdoando, dando uma nova chance, cumprindo suas promessas de fazer uma grande nação. Nasce então o povo de Israel. Deus manifestou o seu amor libertando esse povo da escravidão do Egito, pré-anunciando o que Ele ia fazer depois com a todos aqueles dentre a humanidade que cressem. Foram 40 anos de cuidado no deserto, sendo paciente, protegendo, ajudando o povo, guiando-os à terra prometida. 
                  Começa a história de Israel como nação e essa história foi marcada por pecados sucessivos do povo, mas quando se arrependiam Deus perdoava, viveram numa terra fértil, sendo cuidados por Deus, protegidos dos ataques das outras nações, vendo os milagres de Deus, vendo a provisão de Deus, vendo o amor de Deus manifestado todos os dias, mesmo eles sendo rebeldes, idólatras, pois Deus tinha o propósito de enviar o Salvador através dessa nação.
                   Quando chegou o tempo Deus praticou o maior ato de amor de toda a história. Mandou o Seu Filho Jesus ao mundo para resgatar a humanidade. Jesus teve que deixar a Sua glória no céu ao lado do Pai e do Espírito e se humilhou, se encarnou como homem, veja o quanto Ele desceu por amor a nós, mas não parou por aí. Achado na forma humana Ele se tornou o homem mais servo que já existiu, viveu sua vida pra servir as pessoas, se doou inteiramente a elas, curou-as de suas enfermidades, perdoou seus pecados, pregou o evangelho a elas, mesmo sendo rejeitado por muitos diariamente. Sua própria família achava que Ele estava louco, os religiosos da época, que se diziam tão tementes a Deus, blasfemaram dele, o rejeitaram , disseram que Ele tinha demônio. Mas não parou por aí, Ele humildemente caminhou para a cruz, para a morte, sofreu a angústia no getsêmani de saber que o cálice da ira de Deus que Ele ia ter que beber por causa do pecado ia ser amargo, suou sangue ao antecipar essa dor, mas continuou firme. Depois que foi preso foi submetido as mais duras torturas da época, foi esbofeteado , cuspido, chicoteado, recebeu uma coroa de espinhos, fora as afrontas com palavras. Mas caminhou firme até a cruz, como uma ovelha muda levada ao matadouro, por amor a nós, pois Ele contemplava o benefício que nós teríamos com tudo isso. Na cruz ele foi pregado das 9:00h da manhã até às 15:00h, sofrendo, gemendo, ouvindo as pessoas dizerem: Se és o Filho de Deus desce da cruz. Imagine a dor de estar morrendo pelas pessoas, mas ao invés de agradecimentos ouvir blasfêmias, deve ter doído muito mais que todo o sofrimento físico. Mas o pior sofrimento foi o de ser afastado de Deus por causa dos nossos pecados, de sofrer a ira de Deus que nós deveríamos sofrer, pois Ele passou por tudo isso no nosso lugar, nós é que deveríamos ser condenados, Ele não tinha pecado, era inocente, puro, mas morreu no nosso lugar pra que a gente não sofresse e porque Ele era o único capaz de morrer e obter o perdão de Deus pra humanidade de graça, sem ela ter que pagar nada, pois Ele pagou tudo na cruz, sofreu a condenação pelos pecados de toda a humanidade, pecados passados, presente e futuros pra que todo aquele que o confesse como Senhor obtenha a vida eterna. Que graça, que bondade, que misericóridia, que grande amor!!!
                  E depois disso tudo Ele continua nos amando. Até mesmo aqueles que rejeitam o que Ele fez são alvos do Seu amor, pois todos os dias Ele os sustenta, dar o ar pra respirar, dá roupas, permiti que eles constituam família, que trabalhem, que tenham saúde, mesmo sendo rejeitado, ridicularizado e blasfemado por essas pessoas. Ele continua amando-as e enviando pessoas pra pregar o evangelho a elas, chamando-as pra ter comunhão com Ele todos os dias, mesmo sendo pisado por elas todos os dias, isso é que amor, é maravilhoso, é incompreenssível, Deus seja louvado!
                 Mas com aqueles que o amam, que se abrem pra esse amor, Deus abençoa de uma maneira tão grande, que é impossível descrever. No momento que reconhecemos Jesus como Senhor das nossas vidas recebemos de imediato a garantia da vida eterna, o Espírito de Deus vem habitar em nós, nossos pecados são perdoados, recebemos alegria de verdade, paz, felicidade, amor, graça, nosso interior é restaurado e passamos a ser transformados conforme a imagem de Jesus, passamos a ter comunhão plena com Ele, falamos com Ele, o ouvimos, temos acesso a Sua presença pra adorá-lo, somos libertos do pecado, das garras de Satanás; isso sem falar nas bênçãos terrenas, de ter nossas necessidades supridas, doenças curadas quando for da vontade dele, família abençoada. E por fim quando Ele voltar subiremos pra estar pra sempre com Deus por toda a eternidade adorando-o, em comunhão total com Ele. Que extraordinário é o amor de Deus. Obrigado Senhor!!!


                           12/02/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário