Há algum tempo surgiu um movimento chamado de "cair no Espírito", "dormir no Espírito", etc. Ele vem ganhando espaço no Brasil nos últimos anos. Existem muitos vídeos na internet de cultos onde pastores oram, batem com paletó e às vezes até empurram e as pessoas caem pra trás e ficam lá como se estivessem dormindo, como quem foi visitado por Deus. Mas será que se analisarmos seriamente os textos bíblicos usados como base para esse movimento eles realmente vão comprovar que esse movimento é de Deus ou provarão exatamente o contrário?
Convido você a acompanhar comigo na sua Bíblia esses textos pra gente ver o que aconteceu de verdade e se tem alguma coisa haver com o que está acontecendo hoje.
Vejamos primeiramente o texto de Ezequiel, capítulo 1. No versículo 28 diz que quando ele viu a glória do Senhor ele caiu "com o rosto em terra e ouvi a voz de quem falava". É bem claro no texto que Ezequiel se prostrou voluntariamente com o rosto em terra, ou seja, caiu de frente, para adorar a Deus, ele não foi derrubado e é mostrado também que ele estava consciente. O versículo 1 e 2 do capítulo 2 evidencia também que não foi Deus que o derrubou porque logo ele foi levantado porque o Senhor o queria bem acordado e em pé para ouvir a mensagem atentamente.
Vejamos agora o texto de Daniel no capítulo 8. No versículo 17 quando Daniel viu o homem que lhe aparecia na visão chegar perto dele ele ficou "amedrontado e prostrei-me com o rosto em terra;" ou seja, ele se lançou de frente ao chão para adorar voluntariamente, também não foi derrubado. No versículo 18 ele diz que enquanto o homem falava com ele (logo, ele estava consciente), ele desmaiou com o rosto em terra, ou seja, Daniel já estava prostrado e não suportando a situação ele desmaiou, apagou, não foi Deus que o derrubou, ele já estava caído pra adorar, aí desmaiou. Ora irmãos, precisamos saber que é algo natural do ser humano desmaiar diante de um forte estímulo emocional, é uma defesa do corpo, o cérebro desliga porque a emoção foi muito forte, então ele entende que é melhor a pessoa se desligar. Isso pode acontecer durante uma visitação de Deus? é claro que sim, a visão da glória é tão maravilhosa que o corpo da pessoa não aguenta e ela cai, mas isso é bem diferente de dizer, como dizem por aí, que Deus derrubou a pessoa para se manifestar a ela, pra trabalhar na vida dela, etc. É tão claro no texto que Deus não queria derrubar Daniel que no mesmo versículo 18 diz que o homem tocou Daniel e o pôs em pé e começou a falar com ele, ou seja, Deus não queria derrubá-lo e deixá-lo inconsciente, mas como Daniel desmaiou, ele foi logo levantado porque Deus queria ele bem acordado para ouvir a mensagem. No capítulo 10:8-11 encontramos um relato bem parecido com o do capítulo 8 e a explicação vale pra esse texto também.
No Novo Testamento gostam de usar o texto de Mateus 17, no monte da transfiguração, para apoiar o "cair no Espírito". Vamos analisá-lo: No versículo 6 diz que quando os discípulos ouviram a voz de Deus eles "caíram de bruços, tomados de grande medo." Vemos que eles em reverência a Deus se prostaram com o rosto em terra voluntariamente e conscientes, não foram derrubados por Deus. A prova disso é que Jesus logo os tocou e disse pra eles se erguerem e não terem medo.
Vejamos por último o texto de Apocalipse, capítulo 1 quando João vê Jesus. O texto no versículo 17 diz que quando João vê Jesus ele caiu "a seus pés como morto", ou seja, assim como Daniel João desmaiou por causa do medo, não foi algo causado por Jesus. A prova disso é que Jesus logo põe a mão sobre ele para acordá-lo e fala com ele, pois Jesus tinha uma mensagem pra ele e queria ele bem acordado pra ouvi-la.
O interessante é que em todos esses textos as pessoas caem pra frente, nunca pra trás como vemos hoje, caem com o intuito de adorar, em alguns casos caíram voluntariamente, em outros desmaiaram por causa do medo, mas mesmo assim caem de frente, ficando provado que elas estavam intencionando se prostrar para adorar quando não resistiram e apagaram. É totalmente diferente do movimento de hoje onde as pessoas caem pra trás, dizendo terem sido derrubadas por Deus e além de tudo virou algo banal, onde as pessoas caem a todo o tempo e às vezes, caem muitas ao mesmo tempo, fazendo até fila indiana pro pastor sair derrubando com o paletó ou com um sopro. Na época da Bíblia esses fenômenos eram raros e como vimos diferentes dos de hoje. Ora Deus não derruba ninguém, Ele poderia fazer isso se quisesse, mas pra quê? com que propósito? Pra Deus se revelar a alguém não precisa derrubá-lo e fazer ela entrar em êxtase, vemos exatamente o contrário na Bíblia, Deus queria a pessoa bem acordada pra receber a revelação, ouvir a mensagem. Quem gosta de derrubar as pessoas é o diabo, conforme vemos em Marcos 9:17-27 e em Lucas 4:35.
Você deve estar se perguntando: Mas então o que é que está acontecendo hoje? Eu lhe respondo. No movimento "gospel" ou evangélico atual o que vemos é um monte de pastores vaidosos, orgulhosos, que querem mostrar "poder", querendo que as pessoas os reverenciem, induzindo as pessoas a caírem pra mostrar que são "grandes homens de Deus". Em alguns cultos é feita uma verdadeira manipulação. Os pastores já dão a entender ao povo que vão derrubar pessoas, que Deus vai fazer algo, etc, e as pessoas já vão naquela expectativa de serem derrubadas, pois sabem que naquela igreja as pessoas caem, que fulano de tal "derruba". Então as próprias pessoas já estão doidas pra cair também, umas pra mostrar que são espirituais, que foram visitadas por Deus, por orgulho mesmo; outras caem porque vêem todo mundo caindo e acham que tem que cair também, afinal esperam isso dela. Muita gente, infelizmente, não têm personalidade e por isso é levada a fazer qualquer coisa na igreja por pastores que querem fazer propaganda de si mesmos e do seu ministério. Tem gente que vai orar pelos outros empurrando a cabeça das pessoas, induzindo-as a cair, a pessoa acaba ficando constrangida de ver todo mundo cair e se joga pra não ficar feio pra ela. É claro que existe também por outro lado pastores e ovelhas que aceitam essas coisas por falta de conhecimento da bíblia, por ingenuidade. Não duvido que raramente possa acontecer de alguém cair diante da manifestação da glória de Deus, mas com certeza foi porque o seu corpo não aguentou e não porque Deus quis derrubá-la.
Irmãos, vamos ler mais a Bíblia, estudá-la, meditar nela, não aceitar de cara as coisas só porque quem falou ou fez foi um pastor de renome, a Bíblia é nossa autoridade máxima em questões de fé e está acima de qualquer palavra, de qualquer pessoa ou de qualquer experiência que alguém venha a ter.
Que o Senhor nos dê discernimento e nos abençoe. Amém.
04/02/12
Parabéns, meu amado irmão por abordar um assunto tão importante no que tange a certas pessoas que por vaidade, fazer uso de tal movimento, eu mesmo já vi muita mininice, proposianada por pessoas, que hojé se vê que tipo de cristão se tornaram eun fico feliz poe saber que não estou só e muito se levataram com estadarte da palavra de Deus, para refutar essas Heresias.
ResponderExcluirBem colocado este assunto, havia coisas que precisava entender.
ResponderExcluirCAIR NO ESPÍRITO
ResponderExcluirO movimento "cair no espírito" também é conhecido como "bênção de Toronto", mas na prática é a "maldição de Toronto". Porque com grande probabilidade se trata de blasfêmia contra o Espírito Santo, sem direito a perdão, o que veremos ao longo deste tópico, com as devidas provas. Leia todo o assunto no blog: www.laurohenchen.blogspot.com