Nós recebemos inúmeras bênçãos que foram conquistadas por meio do sacrifício de Jesus, mas, às vezes, não desfrutamos delas plenamente, ou por ignorância ou por negligência. Creio que a maior delas é poder estar diante de Deus e desfrutar de íntima comunhão com Ele (Hb 10:19-22).
Nem sempre as pessoas puderam ter intimidade com Deus por causa do pecado, que faz separação entre nós e Ele.
Os gentios, em sua grande maioria, conheciam pouco de Deus, apenas o que foi revelado a eles através da natureza (Rm 1).
Alguns homens no Antigo Testamento gozaram de certa intimidade com Deus, ouviam Deus falar, viam o Senhor através de visões, mas a grande maioria do povo de Deus não experimentou estas coisas, pois o acesso a Deus era bem limitado. Vemos, por exemplo, que durante a peregrinação no deserto Deus se revelava a Moisés, Deus se revelou a alguns reis, a profetas, mas isso não era frequente.
O pecado impedia que as pessoas tivessem acesso à presença de Deus (Hb 9:7-8; Lv 16:1-2) e elas tinham até medo dEle por causa da Sua santidade (Is 6; Ex 19).
Agora, depois de Cristo, é exatamente o contrário, o autor do livro de Hebreus diz para termos confiança para entrar no Santo dos santos (Hb 10:19), ou seja, na presença de Deus e ele diz o porquê (Hb 10:20; Mt 27:51).
Deus deseja que nos aproximemos dEle com algumas atitudes no coração (Hb 10:22).
Todo o propósito de Deus na História se resume a isso: resgatar a comunhão perdida com o ser humano.
Infelizmente muitas pessoas fazem pouco caso do sacrifício de Cristo e não buscam ter intimidade com Deus, pois não oram, não adoram, não lêem a Bíblia, etc.
A intimidade com Deus traz muitas consequências boas para nós, tais como: Somos levados pelo Espírito a contemplar a glória de Deus e sermos transformados (2 Co 3:18); passamos a ser quiados por Deus, ouvindo Sua voz; recebemos mais poder para fazer a obra de Deus; nossa fé é aumentada, somos levados a descansar em Deus, viver em paz, em alegria e muito mais.
23/04/2013
OBS: Mensagem pregada na IESF do J3 no dia 08/09/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário