quinta-feira, 25 de abril de 2013

O USO DO VÉU NA IGREJA PRIMITIVA

             Estava havendo na igreja de Corinto um problema com relação ao reconhecimento de autoridade e hierarquia que havia na igreja. (1 Co 11:3-16).
       Em 1 Co 11:3 Paulo lança o fundamento doutrinário para a exortação que ele vai fazer mais a frente. Quando ele diz que o homem é o "cabeça" e portanto o líder na igreja e em casa, ele está falando aqui sobre autoridade, liderança, não sobre dominação ou escravização da mulher.
         Em 1 Co 11:4-6 Pauo relata como deve ser o procedimento no culto. Naquela época só as prostitutas ou adúlteras andavam de cabeça raspada. A sociedade não via com bons olhos essas mulheres e por isso as outras mulheres costumavam usar véu até mesmo nos lugares de culto como um símbolo de pureza e submissão ao homem. Paulo queria que as irmãs de Corinto usassem o véu para que elas não fossem confundidas com prostitutas e acabassem trazendo má fama à igreja desnecesariamente.
       Paulo explica o porquê de tal procedimento. Primeiro ele diz que o homem não deve cobrir a cabeça porque ele é a imagem e glória de Deus diretamente e a mulher é a glória do homem, ou seja ela provém do homem (1 Co 11:7-8). O homem não foi criado por causa da mulher (1 Co 11:9) e a mulher devia ter sobre si um sinal de autoridade (1 Co 11:10). 
        Em 1 Co 11:11-12 Paulo esclarece que ambos tem o mesmo valor diante de Deus, logo esse costume era apenas para evidenciar exteriormente uma realidade do Reino de Deus para evitar transtornos à igreja de Cristo.
          É óbvio que não há necessidade das irmãs usarem véu hoje em dia como sinal de autoridade do homem sobre elas, pois a cultura mudou. Uma mulher sem véu não é mais vista como indecente, prostituta, mas permanece o princípio que havia por trás do costume. 
       É importante que a mulher reconheça o homem como o líder na casa e na igreja, respeite-o e não queira tomar para si o lugar que é dele. É fato que hoje em dia isso não é praticado por muitos, vemos que em muitas casas as mulheres são quem exercem a liderança e em muitas igrejas elas são até pastoras, exercendo assim liderança sobre o homem. Cada um deve ficar onde Deus lhe colocou. As mulheres foram colocadas como auxiliadoras do homem e não para liderá-los e essa função é linda e não menos importante que a do homem, só é diferente.. 

25/04/2013

OBS: Mensagem pregada na escola bíblica da IESF do J3 no dia 11/09/2012.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário