terça-feira, 9 de abril de 2013

O SIGNIFICADO DO NOVO NASCIMENTO

         Vamos estudar o texto de João, capítulo 3 para entendermos melhor o que significa nascer de novo. 
         O homem chamado Nicodemos que foi falar com Jesus à noite era um fariseu, religioso, zeloso e praticante de uma seita legalista (Jo 3:1). Ele foi falar com Jesus à noite provavelmente porque tinha medo de ser visto com o Senhor. Muita gente se parece com Nicodemos nesse sentido, pois tem medo de reconhecer Jesus como Senhor diante de todos (Jo 3:2a). Esquecem do que Jesus disse: "Aquele que me confessar diante dos homens eu também o confessarei diante dos anjos."
          Nicodemos reconhecia Jesus como um mestre, mas isso de nada adianta se a pessoa não nascer de novo (Jo 3:2).
         Jesus, percebendo a necessidade de Nicodemos lhe diz que para ver o Reino de Deus é necessário nascer de novo (Jo 3:3-4). O Reino de Deus se refere ao governo de Jesus sobre todos aqueles que o reconhecem como Rei e Senhor e decidem se tornar seus servos e viver em obediência a Ele. É um reino espiritual e se manifesta no coração daqueles que crêem. Seus valores são totalmente diferentes dos valores da sociedade perdida e mundana.
         O novo nascimento muda completamente a situação da pessoa diante de Deus. Ela toma um rumo na vida totalmente contrário ao que ela vinha tomando. Ela passa: de escrava do pecado à serva de Deus, da morte para a vida, das trevas para a luz, da aflição para a paz, da condenação para a liberdade, da tristeza para a alegria, do tormento para o descanso, de inimiga para amiga de Deus, de filha do diabo para filha de Deus, de alvo da ira para alvo da graça, de pecadora para santa, de candidata ao inferno para cidadão do Céu, de ser influenciada pelo diabo para ser guiada pelo Espírito, de louca para sábia, da indiferença para o amor, ou seja, a pessoa muda completamente, é como diz Paulo em 2 Co 5:17.
         Todo ser humano precisa nascer de novo, pois todos são pecadores e estão afastados de Deus (Rm 3:23). O Espírito Santo é quem realiza em nós o novo nascimento, não é algo que eu consigo fazer por esforço próprio, é algo que eu deixo Deus fazer em mim (Jo 3:5-8), quando ouvimos o chamado de Deus e cremos no Seu Filho Jesus (Jo 3:13-15).
       É importante saber que nascer de novo não significa seguir uma religião qualquer, entrar numa igreja, ser batizado, levantar a mão e vir a frente, etc. É uma experiência prioritariamente interior, embora, obviamente, a pessoa que nasce de novo procura uma igreja adequada às suas crenças para se congregar ou então passa a se reunir com outros irmãos de fé, se batiza, etc.
           Algumas características são comuns a quem nasce de novo e que por isso passa a ser moldado conforme a imagem de Deus. São elas:

1) Sede de comunhão com Deus (Sl 42:1).
2) Desejo de conhecer a Deus (Fp 3:8a).
3) Desejo de abandonar o pecado (Gl 5:24).
4) Desejo de viver para agradar a Deus (At 20:24).
5) Amor no coração (Jo 13:35).

      Nascer de novo é a experiência mais maravilhosa que existe, é o maior milagre que Deus deseja fazer em nós, é a coisa mais importante que precisa acontecer na vida de qualquer pessoa. 

09/04/2013

OBS: Mensagem pregada na rádio NP num programa da IESF no dia 21/07/2012 e num culto de domingo na IESF do J3 no dia 12/08/2012.  
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário