Primeiramente é necessário entender que a cidade de Corinto vivia sob uma cultura grega, onde a filosofia e a sabedoria humana eram extremamente valorizadas. Consequentemente alguns irmãos estavam pensando que poderiam entender a Deus por meio de sabedoria humana (1 Co 1:22-23).
A mensagem do evangelho não deve ser pregada com ênfase na oratória, eloquência ou raciocínio baseado em sabedoria humana (1 Co 2:1, 4a).
O que mais importa na mensagem é o conteúdo e este tem que ter como centro a pessoa de Jesus e a mensagem de salvação (1 Co 2:2). Precisamos anunciar Jesus e o evangelho sem agredir as crenças das pessoas e não se preocupar em querer que elas mudem de religião. Os pregadores tem que enfatizar a pessoa de Cristo, Sua mensagem, Sua obra na cruz, os benefícios da salvação ao invés de pregar mensagens de auto-ajuda, baseadas em psicologia e/ou sabedoria humana, ou então pregações baseadas unicamente em bênçãos materiais, etc. Existem assuntos que são secundários na pregação, tais como: cura, dificulades na vida, etc; outros são totalmente descartáveis, tais como: teologia da prosperidade, judaismo, legalismo, etc.
Ser servo de Deus não nos impede de sentir medo, nervosismo, fraqueza, etc (1 Co 2:3).
A mensagem do evangelho deve ser pregada na unção do Espírito, não na eloquência humana (1 Co 2:4b-5).
A mensagem do evangelho é a sabedoria de Deus, um mistério agora revelado aos que crêem (1 Co 2:6-8).
Deus deseja nos revelar coisas maravilhosas (1 Co 2:9) já neste tempo presente (1 Co 2:10) e depois no Céu.
O Espírito nos faz compreender a sabedoria de Deus e ter a mente de Cristo (1 Co 2:11-16). Ele nos revela (1 Co 2:11-13). O homem natural não compreende porque ele está afastado de Deus e vivendo no pecado (1 Co 2:14). O homem natural não entende as coisas espirituais (1 Co 2:15). Ninguém pode ensinar a Deus ou compreendê-lo naturalmente, mas por meio do Espírito conhecemos a mente de Cristo e nos tornamos parecidos com Ele (1 Co 2:16).
07/04/2013
OBS: Mensagem pregada num culto de doutrina na IESF do J3 no dia 05/07/2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário