Se olharmos como está o mundo hoje teremos a certeza de que Jesus está às portas. Mas justamente nesse momento difícil onde deveríamos nos alimentar mais dos ensinamentos de Deus, nós vemos as pessoas que se dizem "Igreja", na sua maioria, fracas, apáticas, sem autoridade, sem poder e sem conhecimento de Deus. São pouquíssimas as pessoas que conseguem dar razão à sua fé.
Vamos ver o que Paulo nos ensina sobre esse assunto através de suas cartas à Timóteo.
Os últimos dias são tempos de muito engano (1 Tm 4:1-2; Mt 24:11). Algumas pessoas serão enganadas e se desviarão. Isso acontecerá porque essas pessoas não conhecem a Palavra de Deus, não se alimentam dela; caso contrário perceberiam o engano de longe. Vejamos o conselho de Paulo em 1 Tm 4:6-7,16.
Os últimos dias são dias de esfriamento (2 Tm 3:1-5; Mt 24:12). Muitas pessoas se tornaram fracas e desanimadas porque se deixaram influenciar pela maioria das pessoas, que é fria e pecadora. É bem verdade que o texto diz que um pouco de fermento leveda toda a massa, imagine então o que faz muito fermento.
O ser humano tem a tendência de se influenciar pelos outros, mas devemos é deixar Deus nos influenciar através da Sua Palavra, dos seus ensinos. Devemos nos encher de vida através das palavras de Jesus que são espírito e vida.
Quem não estuda a Bíblia não conhece a vontade de Deus, por isso cai em pecado e se esfria. A Bíblia é um alimento para o espírito, quem não se alimenta morre. Deixar de meditar nos ensinamentos do Senhor é suicídio espiritual. Veja o conselho que Paulo dá em 2 Tm 3:14-17.
Os últimos dias são tempos difíceis, de muito sofrimento (2 Tm 1:8,11-12; 3:12; Mt 24:9). Muitos estão enfraquecendo e desistindo porque não suportam as lutas, os sofrimentos, os problemas, as perseguições, as dificuldades, etc. Esses não suportam porque não conhecem o Senhor (2 Tm 1:12). Não conhecem o Seu caráter, nem Seu modo de agir, por isso se desesperam. Paulo, mesmo estando preso e já tendo sofrido muito, sabia que Deus é poderoso e que Ele o estava guardando.
Quem se alimenta da Palavra conhece Deus e no momento difícil é consolado e fortalecido pelas Suas palavras.
Vejam os conselhos finais que Paulo dá nesses textos: 2 Tm 1:13-14; 2:15; 4:1-4,13. Permaneça firme em Deus e nos seus ensinamentos e você verá como Deus te guardará para aquele grande e glorioso Dia, quando Ele virá nos buscar!
27/04/2013
OBS: Mensagem pregada num culto de doutrina da ICG do J2 no dia 19/09/2007, nos dois cultos dominicais da ICG do NM no dia 02/08/2009, num culto dominical da ICG do PV no dia 09/08/2010 e num culto de doutrina da IESF do J3 no dia 23/02/2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário