A unidade é tão importante que Jesus fala dela várias vezes na sua oração e ainda a compara com a união dele com o Pai (Jo 17:11,21,23). Que características evidenciam essa unidade no meio da igreja?
Uma grande evidência dessa unidade é não fazer acepção de pessoas, pois todos somos membros do mesmo corpo, onde Jesus é o cabeça (1 Co 12:12-14). A sociedade gosta de discriminar as pessoas por idade, sexo, classe social, cor, raça, etc; mas na Igreja não deve ser assim, pois todos nós somos ovelhas de um só pastor (Mc 10:42-45; Ef 4:1-6). Na igreja todos são igualmente importantes, embora haja funções diferentes no corpo. Assim como é na trindade, devemos cooperar para o mesmo propósito e ter a mesma vontade.
Outra evidência da unidade é a existência de relacionamentos de amizade verdadeira, assim como foi entre Jesus e os primeiros discípulos. Não é possível haver unidade se não houver amizade, uma ligação íntima baseada no amor. Nossa unidade deve se inspirar no relacionamento entre Deus e Jesus, que é uma amizade profunda e linda.
Nos dias de hoje há muitas pessoas individualistas, que vivem no seu próprio mundo e não se abrem para se relacionar com os outros. As tecnologias, tais como: DVD, internet, televisão, etc; têm contribuido para isso, incentivando o isolamento. Muitas vezes as nossas igrejas estão como num ônibus, onde ninguém se conhece, apenas estão indo na mesma direção e estão no mesmo lugar; quando na verdade deveríamos ser como uma família, onde as pessoas vivem relacionamentos íntimos. Para se resgatar a amizade é necessário a igreja investir tempo em relacionamentos promovendo cafés-da-manhã, passeios, retiros, jantares, dias de lazer, pequenos grupos, visitações, etc.
Outro evidência da unidade é quando na igreja as pessoas se identificam uns com os outros nas suas alegrias e tristezas (Rm 12:15; 1 Co 12:26-27; Gl 6:2). O Pai e Jesus sempre compartilharam juntos as alegrias e tristezas. Temos que saber compartilhar não apenas bens materiais, mas a nossa própria vida com os outros (Jo 17:10; At 2:44-46, 4:32-35; 1 Ts 2:8).
Se vivermos em unidade como corpo de Cristo tanto seremos poderosamente abençoados como o nosso testemunho será mais poderoso, pois o próprio Jesus disse em João 17 que a unidade era "para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste".
07/05/2013
OBS: Mensagem pregada num culto de doutrina da ICG do NM no dia 12/11/2009 e na IESF do J3 num culto de doutrina no dia 11/08/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário