"A arma principal do soldado de Cristo é a Escritura, e se desconhece seu valor e ignora seu uso legítimo, que soldado será?" (Autor desconhecido).
Por que é importante saber interpretar a Bíblia?
Estamos vivendo tempos de muito engano, onde muitas seitas distorcem a Bíblia, incrédulos tentam ridicularizá-la e até mesmo dentro de igrejas chamadas "cristãs" e "evangélicas" a Bíblia é interpretada conforme as pessoas desejam, resultando assim em muitos erros (1 Tm 4:1).
Se não soubermos interpretá-la, nós mesmos podemos desagradar a Deus e cair em condenação (2 Tm 2:15).
Precisamos nos proteger dos enganos e orientar quem está sendo enganado (1 Tm 4:16).
Precisamos ser como os crentes de Beréia (At 17:11) e não termos a síndrome de papagaio, ou seja, ser alguém que só repete o que os outros dizem, sem refletir sobre o que foi dito. O que nos leva a adotar versículos novos, inventados, tais como: "Eu venci o mundo, vós o vencereis.", "Vinde como estais.", "Os anjos queriam pregar o evangelho, mas Deus deu a nós a responsabilidade.", "Na presença de Deus a tristeza salta de alegria". Embora nem tudo que foi dito nesses exemplos seja errado, essas expressões não são versículos bíblicos, mas muita gente acha que é, pois não procura conhecer a Bíblia.
Por que, às vezes, é difícil interpretar a Bíblia?
É porque ela foi escrita por pessoas dos mais variados tipos. Haviam entre os escritores: sacerdotes, poetas, profetas, guerreiros, pastores, estadistas, sábios, pescadores, etc. Cada um com um estilo de escrita diferente, pois mesmo o texto sendo inspirado, Deus os usou sem anular suas personalidades para transmitir aquilo que Ele queria.
Ela foi escrita em épocas diferentes, com uma variação de cerca de 1.500 anos e o último livro já foi escrito há 2000 anos.
Os escritores viveram em culturas diferentes, pois a cultura muda de acordo com a época e o lugar.
Por causa de tudo isso precisamos de todos os recursos que conseguirmos para poder interpretar bem a mensagem, levando em consideração algumas coisas, tais como: O autor, a quem se destinou a mensagem originalmente, o objetivo do livro/carta, o contexto histórico, etc.
09/05/2013
OBS: Mensagem pregada na Escola Bíblica da IESF do J3 no dia 05/10/2010.
09/05/2013
OBS: Mensagem pregada na Escola Bíblica da IESF do J3 no dia 05/10/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário