É necessário tomar as palavras no sentido indicado no contexto, a saber, os versículos que precedem e seguem ao texto que se estuda.
No contexto encontramos palavras ou expressões que nos ajudarão a compreender a palavra ou o versículo que parece obscuro.
Vejamos alguns exemplos de má-interpretação: Alguns interpretam a palavra "letra" em 2 Co 3:6 como se fosse uma referência ao estudo teológico, à teologia, etc. Por isso usam esse texto para desestimular as pessoas a fazerem teologia. Mas a verdade é que o contexo mostra que "letra" ali se refere à lei de Deus que não serve a nós como meio de salvação hoje em dia. Alguns interpretam a palavra "perfeito" em 1 Co 13:10 como sendo uma referência ao fechamento do cânon, ou seja, ao encerramento da questão a respeito de quais livros seriam inspirados para poder comporem a Bíblia. Muitos usam esse texto para provar que ninguém pode "falar em línguas" nos dias de hoje. Mas a verdade é que o contexto mostra que "perfeito" ali se refere ao dia em que Jesus voltará e restaurará todas as coisas. Alguns interpretam a expressão "tudo posso" em Fp 4:13 como se ela quisesse dizer que a pessoa pode conseguir, conquistar o que quiser, o que desejar. Usam esse versículo principalmente no sentido material. Mas a verdade é que o contexto mostra que "tudo posso" ali se refere a capacidade que o apóstolo Paulo tinha adquirido de passar por qualquer situação, fosse ela boa ou ruim.
22/05/2013
OBS: Mensagem pregada na escola bíblica da IESF no dia 05/10/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário