Na época em que vivemos o individualismo é muito forte. Tem surgido igrejas que estimulam as pessoas a buscarem a Deus apenas pelo que Ele pode oferecer e esse tipo de ensinamento tem alcançado as outras igrejas mais tradicionais também.
Basta nós olharmos a mensagem que é pregada hoje em dia. Se prega sobre como vencer as tribulações, como ter seus problemas resolvidos, sobre a casa, emprego ou carro que Deus vai dar, etc.
Quantas pregações se vê hoje sobre: carregar a sua cruz, arrependimento, volta de Jesus, santificação, abandono do pecado, serviço, sofrimento na vida do discípulo, etc? Quase não vemos mais.
Imagine se Deus chegasse para você e dissesse assim: "Peça o que você quer". O que você pediria? Pois foi justamente isso que Deus disse a Salomão. E o que ele respondeu?
Salomão assumiu que não sabia como se conduzir e pediu a Deus um coração compreensivo e sabedoria para discernir entre o bem e o mal (1 Rs 3:7-9).
Salomão não pensou nele primeiramente, pensou no povo e desejou dar o melhor no serviço a Deus como rei. Será que, assim como ele, temos pedido a Deus capacidade para servir melhor?
Salomão desejou ter um caráter agradável ao Senhor, não pensou primeiramente em ter bênçãos materiais ou algo que trouxesse bem-estar, mas Deus as concedeu mesmo assim (1 Rs 3:10-14).
Quando analisamos a obra do Espírito Santo vemos que Ele quer transformar primeiramente o nosso caráter e por isso Ele produz em nós o Seu fruto (Gl 5). Ele nos concede dons com o propósito de servirmos à Deus e à Igreja (1 Co 14:12).
Paulo, quando ora no início de suas cartas pelos irmãos, pede pelo crescimento espiritual deles, não por bênçãos materiais, cura de doenças ou livramento de tribulações, não é que Deus não dê essas coisas, mas elas não eram prioridade no entendimento de Paulo. Jesus chamou a atenção das pessoas porque elas só buscavam a Ele por causa do que Ele podia dar (Jo 6:26-27).
Precisamos urgentemente entender que Deus quer que o busquemos principalmente pelo que Ele é, não pelo que Ele pode dar e que desejemos viver de maneira agradável a Ele, se parecendo com Jesus, que viveu para amar e servir, sem colocar a si mesmo como o centro de tudo.
04/05/2013
OBS: Mensagem pregada na escola bíblica da IB do J2 (atual ICG) no dia 16/10/2005 e num culto de doutrina na ICG do NM no dia 20/08/2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário