sábado, 4 de maio de 2013

O DISCÍPULO DE CRISTO E A AMIZADE

        A amizade é algo muito importante, pois Deus não nos criou para vivermos na solidão. Ele mesmo nunca viveu na solidão (Pv 17:17).
        Quero falar primeiro sobre amizade com incrédulos. Há um grande perigo em algumas amizades com incrédulos, pois um amigo exerce influência no outro, mesmo que este não perceba. Principalmente na fase da adolescência, onde a pessoa não quer parecer diferente, mas quer ser aceita.
          Por causa de uma amizade errada a pessoa pode ser levada para as drogas, prostituição, festas pervertidas, bebedeira, etc; principalmente se for nova convertida.
         Por isso é importante conhecer a Deus, buscar maturidade e ter convicção de fé. Se a pessoa tiver isso ela será capaz de saber com que pessoas incrédulas ela pode ter amizade e em vez de ser influenciada para o mal ela vai influenciar para o bem, assim como Jesus fez (Lc 2:15-17).
         É importante saber que Jesus não nos chamou para nos isolarmos dos pecadores, mas para estar com eles e evangelizá-los. Devemos nos aproximar não só para evangelizá-los, mas motivados por um desejo sincero de amar, servir, ajudar, etc.
         Com relação à amizade com os irmãos de fé gostaria de dizer que esse deveria ser o tipo de amizade mais profunda que existe, pois somos mais que amigos, somos irmãos. É uma ligação espiritual (Jo 17:11).
         Precisamos, porém, ter cuidado com as amizades com os falsos irmãos, pois elas podem nos levar à ruína.
         Infelizmente, hoje em dia, até mesmo dentro das igrejas as pessoas são muito individualistas. Elas costumam gastar muito tempo da sua vida no computador, acessando a internet ou jogando video-game, assistindo TV, etc. O resultado é que as pessoas não sabem mais o que é se relacionar de verdade, olhando olho-no-olho, gastando tempo uns com os outros, conversando, etc. A maioria não tem tempo para ser amigo, para servir, para amar, etc. Conhecemos a maioria das pessoas pelo que elas fazem e não pelo que elas são, ou seja, não as conhecemos intimamente.
         Cultivemos amizades sinceras e verdadeiras, pois isso faz muito bem à alma, é algo muito bom e saudável.

04/05/2013

OBS: Mensagem pregada num culto de doutrina na ICG do NM no dia 11/10/2007.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário