Os humildes de espírito são os primeiros listados como bem-aventurados, ou seja, felizes, no sermão de Jesus, conhecido como o sermão do monte (Mt 5:3). Mas o que significa ser humilde de espírito?
A expressão "de espírito" fala de algo interior, de dentro do ser, não é uma humildade exterior, de aparência, de fachada; pois a pessoa pode ser pobre, simples e não ser humilde de espírito.
O humilde é aquele que tem um coração quebrantado, contrito, que se derrama na presença de Deus (Sl 51:17). É o contrário do orgulhoso, do que tem dura cerviz, pois esse acha que não precisa de Deus, é auto-suficiente.
Há vários exemplos na Bíblia de pessoas humildes, um exemplo é a mulher cuja História está em Lc 7:36-50.
Aqueles que se humilham é porque reconhecem que sem Deus eles não são nada, se Deus não der eles não tem nada e se Deus não ajudar eles não fazem nada, ou seja, eles reconhecem que dependem de Deus.
O princípio do Reino de Deus é simples. Quem quer receber a glória que é devida a Deus será humilhado até o pó, mas o que reconhece sua condição e se humilha diante do grande Deus será elevado a uma posição de muita honra (Lc 14:11).
Portanto, vamos seguir o conselho de Deus em Tg 4:9-10, pois o Reino de Deus é dos humildes.
04/05/2013
OBS: Mensagem pregada num culto de domingo na ICG do NM no dia 11/10/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário