terça-feira, 14 de maio de 2013

PRINCÍPIO FUNDAMENTAL PARA A INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA

         O primeiro falso intérprete da Palavra de Deus foi o diabo. Ele deu à Palavra do Senhor um sentido que ela não tinha (Gn 3:1-5).
         Depois vemos ele citando o Salmo 91 para Jesus da maneira que lhe convinha, usando a Palavra de Deus para tentar a Jesus. Aprendemos aqui que a distorção da Palavra do Senhor pode nos induzir ao erro.
          De lá para cá muitos têm se levantado e seguido o exemplo do diabo, interpretando a Bíblia como bem entendem e causando um prejuízo enorme à vida de muitas pessoas.
         A regra fundamental de interpretação bíblica é que a Bíblia é a sua própria intérprete, pois quem deve nos dizer o significado correto do texto bíblico é o próprio Deus (2 Tm 3:16-17).
         Devemos estudar a Bíblia para descobrir qual é a mensagem de Deus para nós e não querer usá-la para apoiar os nossos próprios pensamentos e doutrinas, como muitos tem feito.
          Ao ler a Bíblia precisamos buscar a Deus, pedir que Ele nos revele o significado da Sua Palavra e também devemos nos esforçar para manter o coração aberto e livre de qualquer idéia pre-concebida, preconceituosa, pois do contrário nós sempre vamos achar que a Bíblia está concorcando conosco ao invés de reconhecermos o nosso engano quando ela nos convecer de que estamos acreditando de maneira errada.

14/05/2013

OBS: Mensagem pregada na Escola Bíblica da IESF do J3 no dia 05/10/2010.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário